Livros lidos em abril de 2018 - Tomo Literário


As leituras de abril renderam. Me lancei num desafio de ler seis livros em seis dias, o que contribuiu para que a lista aumentasse na última semana do mês. Vamos conferir os livros lidos?

Antes que eu me esqueça, de Christine Bryde, foi publicado pela Editora Seoman (Grupo Editorial Pensamento) e conta a história da própria autora que, aos quarenta e seis anos, foi diagnosticada com Alzheimer. A obra é impressionante e tem um relato franco de quem convive com a doença e teve de enfrentar muitos desafios.

Li Eu Sozinha, de Marina Colasanti, o primeiro livro da autora, publicado em 1968 e que ganhou nova edição da Global Editora. No livro temos textos curtos da autora que versam sobre a solidão.

Relato inspirado por orelhas, de Paula Febbe, que traz uma protagonista que faz seus relatos apresentando sua família, as relações destes e a sua relação com tais pessoas. Lidar com os aspectos da velhice é uma das vertentes abordadas. Um livro de leitura rápida e com uma narrativa impactante.

Andando Sozinho, do escritor Fernando Moraes, publicado pela Luva Editora foi outro livro lido. Conta a história de um homem que teve sua namorada assassinada. Anos depois ele recebe uma carta da namorada pedindo ajuda. Volta para a cidade com o propósito de desvendar o crime e verificar se ela está de fato morta. O livro é um convite ao poder investigativo do leitor.

Dois livros do escritor Marcos DeBrito figuram na lista de leituras do mês. O primeiro deles foi O Escravo de Capela, publicado pela Faro Editorial que no contexto histórico do período do Brasil Colônia, recria duas lendas do folclore brasileiro. O terror presente na obra aparece tanto no teor real, empregado pelo capataz da fazenda, quanto no terror sobrenatural. E o outro livro foi A Casa dos Pesadelos, lançado em abril, que trata da história de um jovem que volta à casa de sua avó, onde presenciara na infância a figura de um assombração. Ele volta disposto a enfrentar seus pesadelos e a figura quer atacar seu irmão mais novo.

Li também Alameda dos Pesadelos (em e-book), de Karen Alvares, publicado pela Cata-Vento e disponível na Amazon. Vívian é uma mulher que viveu um relacionamento abusivo e a partir de um acidente passa a ver o ex-namorado Gabriel em lugares e situações inusitadas. Ele a persegue e ela tem de lidar com a culpa que carrega por seus atos passados. Uma história intrigante e que garante boas surpresas ao leitor.

História do Universo, de Edmac Trigueiro, publicado pela Novo Século traz  uma abordagem interessante e acessível para o leitor abordando a criação do universo pela ciência, de maneira que instigue o conhecimento, contando de fato a sua História.

308 Nano Contos, de Renato Benvindo Frata, publicado pela Autografia, apresenta nano contos, com até 100 caracteres, desconsiderando-se o título e incluindo espaços e pontuação. Um livro de leitura rápida e que me rendeu a primeira nano resenha no blog.


No desafio de ler seis livros em seis dias, que foi alcançado com êxito, li os seguintes livros:

Mãos Secas com Apenas Duas Folhas, da escritora Paula Febbe. O livro terá nova edição publicada pela Monomito. Um homem está na sala de espera quando seus pensamentos começam a vagar por lembranças do passado. Ele é um pedófilo que rumina seus pensamentos de maneira sórdida, enquanto aguarda. A escritora tem uma narrativa singular que surpreende o leitor.

De Geralda Alves, publicado pela Luva Editora, li Cacá – Um Mulher Quase Igual a Você. O livro é narrado pela protagonista Miocardia, que conta-nos a sua história de infância. Aborda as questões da sua vida com humor, leveza e um encantamento que nos faz sentirmo-nos muito próximos da personagem. O livro tem aquele sabor de infância e saudade.

O Maior de Todos os Mistérios, de Miguel Nicolelis e Giselda Laporta Nicolelis, também esteve na lista. É um livro que aborda avanços da neurociência de uma forma lúdica. O livro é voltado para o publico infanto-juvenil e é uma obra complementar que ajuda a expandir o conhecimento sobre o tema e conhecer um pouco mais dos mistérios que rondam o cérebro humano.

Bile Negra, de Oscar Nestarez, publicado pela Editora Empíreo traz a história de  uma pandemia que surge a partir de uma substância que vai invadindo a mente das pessoas. Uma história intrigante que caminha entre o sobrenatural e a mente do protagonista Vex.

O Inominável, de Gustavo Lopes, publicado de maneira independente, conta a história de um grupo de amigos que se depara com um misterioso livro. No livro há rituais que começam a praticar e a partir daí fatos estranhos acontecem mudando suas vidas.

Para fechar as leituras do mês veio Viver em Paz Para Morrer em Paz, do professor, filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella. A obra publicada pela Editora Planeta busca discutir diferentes aspectos para responder a uma questão: Se você não existisse, que falta faria? O importante, segundo abordagem do autor, é fazer falta para alguém, ser importante para alguém.

Que maio renda também!
Boa leitura!



Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages