Bile Negra – Oscar Nestarez - Tomo Literário

Bile Negra – Oscar Nestarez

Compartilhe


Bile Negra, do escritor Oscar Nestarez, foi publicado pela Editora Empíreo em 2017 (168 páginas). A obra, como bem define o nome, trata da bile negra. Mas o que é bile negra? Do grego (mélas) e cholé (bile), pode ser definida como a melancolia.

Eis aqui, leitor, uma obra que tem o clima de seu tema central desde a capa até a última palavra impressa na última página. A história começa ambientada na cidade de São Paulo e tem como protagonista, um tradutor chamado Vex, que também é o narrador.

A história começa quando ele está num consultório psiquiátrico, olhando para os outros pacientes, imaginando o que poderia ter acontecido com eles para que estivesse ali naquela mesma sala de espera. O que aflige aquelas mentes? É ali também que ele percebe os primeiros sinais: “...as escleras levemente escurecidas da jovem moça (...) Como se o branco dos olhos dela, retraídos no poço das olheiras, estivesse levemente sujo. Encardido.”

Aos poucos descobrimos que Vex já teria passado por algumas situações de abalo emocional. Ele se reencontra com alguns amigos depois de um tempo ausente em que esteve “narcotizado por remédios” e a retomada da vida social faz com que ele volte a se relacionar com San.

O jovem tradutor é convidado para trasladar um livro chamado Bile Negra (Bible of the Black Bile), escrito por Grigora – um autor que mantém sua identidade sob sigilo. O livro trata da teoria humoral: “uma antiga teoria médica segundo a qual a nossa saúde se mantinha pelo equilíbrio entre quatro humores: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra.” Os humores que são mencionados estariam ligados ao coração, sistema respiratório, fígado e baço, respectivamente.

Alguns sinais estranhos começam a aparecer e a mente das pessoas se perde quando essa substância escura os toma, deixa seus olhos totalmente negros e recruta o que há de mais assustador na profundeza de suas mentes. A bile negra, que ocorreria no corpo/mente das pessoas, toma uma forma ao impactar os personagens que são por ela dominados. Tal sustância tem se espalhado pelos bairros e cidades, o que é ratificado quando Vex sai em busca do que ele imagina ser capaz de auxiliá-lo a fugir dessa substância e evitar que ela se espalhe. Nessa busca, tem notícia que em outros locais, coisas estranhas vinham acontecendo. E as cenas em que tais eventos bizarros acontecem são estarrecedoras e bem descritas.

O terror que a substância causa é angustiante, tanto para os personagens que vivem o horror em suas mentes, quanto para o leitor que é sugado pela história, querendo descobrir o que efetivamente acontecerá a Vex e seus amigos. No caso de Vex, a sua trajetória torna-se uma resposta a ser perseguida, sobretudo imaginada e interpretada por quem lê.

A melancolia é um estado mórbido que se revela ao abater o ser humano mentalmente e fisicamente, o que pode, inclusive, acarretar vários problemas psiquiátricos. É possível, de outro modo, ser entendida até como uma grande tristeza, um profundo pesar ou como depressão. E aqui, temos aberta, diante de nós uma importante vertente a ser questionada pelo leitor. Vex estaria passando por um momento de depressão, dado os problemas pregressos que ele teve e pelo seu estado psiquiátrico? Estaria ele transpondo  para o mundo real  suas tormentas mentais? Ao longo do livro, perceberá o leitor que há uma série de eventos e de ações do personagem que nos levam a crer que ele tem uma tendência depressiva.

“Sinto meus músculos, vasos e nervos se rompendo. E ainda percebo, no céu acima, um véu escuro a soterrar os clarões...”

A narrativa de Oscar Nestarez nos coloca em contato direto com a desordem mental do personagem narrador. Sua mente atacada e sua fuga incessante para manter-se distante da escuridão, parece ser a busca humana pela felicidade, por uma clareira, que o tire de qualquer estado perturbador. Uma busca por um lugar de paz em que o refúgio exista para o corpo, a mente, a alma. Será que o personagem encontrará?

A escuridão o persegue. Tal qual na vida real, a “escuridão” fica à espreita para atacar, sonda-o pela mente, se manifesta em pessoas próximas. A melancolia arrasta muitas pessoas para “o buraco” – grifo meu –, deixando-as transtornadas, por vezes com a sensação ou a constatação da inércia em prosseguir com a vida e mergulhando-as num verdadeiro pesadelo, numa espiral de horrores e medos. Não é apenas uma tristeza momentânea, que surge e se esvai, é uma tristeza profunda que toma conta da mente. Seria esse o caso do protagonista? Uma questão que paira.

Alguns pontos devem ser ressaltados na obra e que muito enriquecem a trama. Um deles é o fato de a melancolia ser exposta não só no plano psicológico, mas tomando forma física na história (a substância escura que aparece nos olhos e no ambiente físico). Outro ponto é a busca de Vex por safar-se do que o ronda, o que pode ser interpretado, como disse acima, pela busca do homem por um refúgio (que lhe garanta uma mente livre de angústias). Além disso, a história, concentrada em poucos personagens, leva o leitor a acompanhar com mais proximidade a jornada deles e a invasão da melancolia.

O livro tem uma série de simbolismos e de nuances que ficam abertas para a interpretação do leitor e um texto narrado em primeira pessoa que nos leva ao clima de melancolia – tema central. Um tom melancólico nos acompanha ao longo de toda a narrativa. As camadas que podem ser interpretadas pelo leitor torna tudo ainda mais fascinante e nos conduz a uma tarefa mais reflexiva sobre o texto que se lê. O horror está presente e tratado numa perspectiva demasiadamente humana.

Bile Negra é um excelente livro. Recomendo a leitura.

Foto: Reprodução
Sobre o autor:

Nascido em São Paulo, Oscar Nestarez é pesquisador da literatura de horror, sobre a qual já publicou diversos artigos e o estudo Poe e Lovecraft: um ensaio sobre o medo na literatura (2013). No campo da ficção é autor das antologias Sexorcista e outros relatos insólitos (2014) e Horror adentro (2016). Bile Negra é seu primeiro romance.

Ficha Técnica

Título: Bile Negra
Escritor: Oscar Nestarez
Editora: Empíreo
Edição: 1ª
ISBN: 978-8567191-40-9
Número de Páginas: 168
Ano: 2017
Assunto: Literatura brasileira / Horror

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages