Cinco livros sobre irmãos - Tomo Literário


Trago uma lista com cinco livros que abordam, de diferentes maneiras, a relação entre irmãos. 

Temos as irmãs estranhas que guardam algum segredo, as irmãs que se separam e passam a vida procurando uma pela outra, o irmão que precisa aprender com a mudança de vida da irmã, os irmãos que são opostos e que se complementam e os irmãos que se odeiam. Curioso (a)? Confira a lista.


As Invernas
Autora: Cristina Sánchez-Andrade
Editora: Tordesilhas

Dolores e Saladina, irmãs apelidadas “As Invernas”, voltam à sua aldeia galega depois de um penoso exílio na Inglaterra. Elas trazem consigo lembranças que todos ali queriam esquecer. Uma linda, outra feia e desdentada, vivem uma relação típica de irmãs. De seu cotidiano comum, entremeado de lembranças, vai se descobrindo os segredos macabros e grotescos que permeiam Tierra de Chá.

É do paradoxo do estranho e cotidiano, do cômico e dramático e do terno e perverso que se descobre a riqueza deste romance, seguindo pegadas de narradores cuja obra nunca acabamos de decifrar, porque, ao revelar um sentido, abrem-se outros.

Cristina Sánchez-Andrade é considerada uma das vozes femininas mais poderosas da literatura espanhola. O livro de fato causa um certo estranhamento, que torna a história ainda mais bonita e gostosa de ler.


A Costureira e o Cangaceiro
Autora: Frances de Pontes Peebles
Editora: Nova Fronteira

Convém mencionar antes de falar sobre a história que o livro também foi publicado pela Editora Arqueiro, sob o nome Entre Irmãs (o mesmo do filme adaptado da obra literária). Neste livro conhecemos a história de duas irmãs que vivem em Pernambuco. Luzia e Emília são órfãs e foram criadas pela tia costureira, que ensina a elas o ofício. Após a morte da tia, as duas seguem caminhos distintos.

Emília sonhava com um príncipe encantado e, casada, sai da cidade de Taquaritinga do Norte. Luzia sai da cidade com um grupo de cangaceiros. A trama segue em paralelo apresentando a vida das duas irmãs e a busca delas uma pela outra (ainda que veladamente).

Como pano de fundo o livro aborda o cenário político dos anos 30, o voto feminino, a posição da mulher na sociedade, o enfrentamento por terras, a modernização do Recife e as diferenças sociais.


Estrelas Tortas
Autor: Walcyr Carrasco
Editora: Moderna

O livro Estrela Tortas conta a história de uma menina que, após um acidente, passa a ter de usar cadeira de rodas. A história é contada sob o ponto de vista de vários personagens que vivem ao redor da menina, incluindo seu irmão Gui, que recebe a notícia de forma trágica. Todos aqueles que convivem com a menina tem de se adaptar a sua nova forma de viver. Gui, o irmão, tem de aprender com ela.



Dois
Autor: Oscar Nakasato
Editora: Tordesilhas

O livro aborda a visão de dois irmãos, Zé Paulo e Zé Eduardo, sobre sua próprias vidas, a família, as pessoas que os cercam. Zé Paulo, o mais velho, é conservador e metódico. Já Zé Eduardo, o irmão caçula, é irrequieto e instável. Os dois demonstram personalidades totalmente diferentes, que vivem numa mesma família e tem que lidar com as suas dores.

Ainda que o leitor tome partido de um dos personagens, verá que ao longo da narrativa bem construída por Nakasato, será envolvido por ambos. Um livro que nos faz mergulhar na compreensão sobre o outro.


Dois Irmãos
Milton Hatoum
Editora: Companhia das Letras

O livro trata da relação de ódio entre dois irmãos gêmeos de uma família que vive em Manaus. A história de Yaqub e Omar se passa durante o regime militar. O enredo tem como centro a história dos dois irmãos gêmeos e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. O livro foi o ganhador do Prêmio Jabuti de melhor romance em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages