Global Editora: Cinco Livros de Cora Coralina - Tomo Literário

Global Editora: Cinco Livros de Cora Coralina

Compartilhe


Cora Coralina é o pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto (1889-1985). Nasceu na cidade de Goiás, antiga Villa Boa de Goyaz. Filha de Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto, desembargador nomeado por D. Pedro II, e de Jacinta Luísa do Couto Brandão. Foi criada às margens do rio Vermelho, em casa comprada por sua família no século XIX, quando seu avô ainda era uma criança. Estima-se que essa casa foi construída em meados do século XVIII, sendo uma das primeiras construções da antiga Vila Boa de Goiás. Aos 15 anos de idade, Ana vira Cora, derivativo de coração. Coralina veio depois, como uma soma de sonoridade e tradução literária.

Poeta e contista brasileira de prestígio, tornou-se um dos marcos da literatura brasileira. Cora Coralina iniciou sua carreira literária aos 14 anos com o conto “Tragédia na Roça” publicado no “Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás”.

Casou-se com o advogado Cantídio Tolentino de Figueiredo Brêtas e teve seis filhos. O casamento a afastou de Goiás por 45 anos. Ao voltar às suas origens, viúva, Cora Coralina iniciou uma nova atividade, a de doceira. Além de fazer seus doces, nas horas vagas ou entre panelas e fogão, Aninha, como também era chamada, escreveu a maioria de seus versos.

Publicou o seu primeiro livro aos 76 anos de idade e despontou na literatura brasileira como uma de suas maiores expressões na poesia moderna. Morreu em Goiânia, aos 95 anos, em 1985.

A Global Editora publica as obras de Cora Coralina com exclusividade.

Conheça cinco livros da escritora para adicionar na sua lista de leituras.

De Medos e Assombrações

Quem não gosta de sentir aquele friozinho correndo a espinha quando se ouve uma boa história de assombração? Em De medo e assombrações, Cora Coralina nos faz voltar no tempo para a época em que as almas do outro mundo faziam procissões ou retornavam para dizer onde estava o pote de ouro.

São seis contos intrigantes publicados anteriormente nas obras O tesouro da casa velha (6ª edição, Global Editora) e Estórias da casa velha (14ª edição, Global Editora): As capas do diaboO capitão-morMedoO corpo delitoCandoca e Procissão das almas. Cada um deles ilustrado por Rogério Soud, artista premiado, que, nesta obra, corroborou, por meio de seus desenhos, com o suspense assustador de cada uma dessas histórias de arrepiar.

Melhores Poemas Cora Coralina

Este Melhores Poemas Cora Coralina traz a seleção especial dos mais célebres poemas da poeta. Organizado por Darcy França Denófrio, mestre em Teoria Literária, a obra apresenta-se em formato pocket. Simples, muito próxima do gosto do povo, fluindo com naturalidade, a poesia de Cora Coralina encontrou uma imensa receptividade popular. O segredo talvez esteja no fato de que os seus versos dizem o que as pessoas sentem, mas não conseguem expressar, e na grande simpatia pelo semelhante, sobretudo os humilhados e perseguidos.

Meu Livro de Cordel

O título é uma homenagem da autora a “todas as estórias e poesias de cordel” e o atestado de suas afinidades com os cantadores anônimos nordestinos “povo da minha casta, meus irmãos do Nordeste rude”. Um dos melhores livros de Cora Coralina, poesia simples, repleta de solidariedade humana, em busca de si mesma e do mistério da vida.

A Menina, O Cofrinho e A Vovó

Nessa história ela conta sobre uma avó que por necessidade financeira decide fazer doces para vender. Muito determinada, vai driblando as dificuldades – a falta de um tacho de cobre, a falta de lenha etc. – e descobre que se tivesse uma geladeira…

Então, ela compra uma geladeira usada, a prazo. E um dia, uma surpresa: sua neta Célia abre o cofrinho e dá todo dinheiro para ela pagar as prestações. Como entre avós e netos a moeda de troca é variada, como será que a avó agradeceu? Uma história de afeto e gratidão!


O Tesouro da Casa Velha

Poeta em tempo integral, de sensibilidade sempre aberta à vida, Cora Coralina escreveu também em boa prosa, como se comprova em O tesouro da Casa Velha. Livro da velhice, redigido depois dos 90 anos, reúne 18 contos, vários deles baseados em experiências pessoais e todos com a marca pessoal de encanto e magia de Cora Coralina.

Para conferir o catálogo completo, consulte o site da Global Editora.


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages