Global Editora: Cinco livros de Cecília Meireles - Tomo Literário

Global Editora: Cinco livros de Cecília Meireles

Compartilhe


A Global Editora tem vários grandes nomes da literatura em seu catálogo de livros. Entre eles figura o de Cecília Meireles. A poetisa nasceu em 07 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro e foi criada pela avó materna. Em 1922 casou-se com Fernando Correia Dias, artista plástico com quem teve três filhas. Em 1935, em razão de depressão, o marido de Cecília cometeu suicídio. Ela uniu-se matrimonialmente mais uma vez em 1940 com Heitor Vinicius da Silveira Grilo, engenheiro agrônomo e professor. Cecília Meireles faleceu em 9 de novembro de 1964, no Rio de Janeiro.

Com exclusividade a Global Editora publica toda a obra de Cecília Meireles, que atuou como poeta, cronista, ensaísta, tradutora e educadora. Nessa postagem trago a indicação de cinco livros para você se deliciar com a autora.

Sonhos

Para Cecília Meireles, a noite sempre foi um mistério e uma passagem mágica por onde os sonhos surgem envoltos pelo insondável, pelas nuvens, pelo luar. Aqui, a poeta reuniu poemas que falam de realidade e de sonhos, e nos remetem para a delicadeza e as profundezas do sentimento humano diante das realizações da vida, incertezas e seu significado maior. O livro tem 112 páginas.

As Palavras Voam

Os poemas deste livro (144 páginas) foram selecionados e organizados por Bartolomeu Campos de Queirós, escritor, que como Cecília Meireles, também conhecia o encantamento que as palavras produzem. No prefácio, o poeta comenta: Movida, assim, me parece, pelo afeto e respeito que promovem a dignidade do sujeito, ela não se esqueceu do tamanho do tempo. Cecília Meireles se expressou de maneira sofisticadamente simples. Daí sua poesia se tornar propícia a todos, inaugurando vários níveis de leitura, como convém à literatura. (…) soube como ninguém, que o homem é o verbo e sua vida conjugável: é passado, é presente, é futuro. Por ser assim, sua escritura não tem idade.

Crônicas de Educação

Cecília Meireles foi professora. Formada pela Escola Normal (Instituto de Educação) do Rio de Janeiro, começou a exercer, em 1917, o magistério primário em escolas oficiais do então Distrito. Preocupada com o estado da educação no Brasil, sempre militou na área, participando ativamente dos debates acerca das reformas de ensino projetadas na década de 1930. Naqueles instantes decisivos da história brasileira, Cecília passou a colaborar para a seção que o Diário de notícias reservava diariamente para assuntos relacionados a educação. Nestes exercícios de reflexão, que seriam retomados nas páginas do jornal A Manhã no início dos anos 1940, Cecília expôs seus posicionamentos acerca de uma infinidade de temas relacionados à educação no Brasil. Esses escritos de Cecília Meireles foram reunidos em 2001 pelo crítico literário Leodegário A. de Azevedo Filho em cinco volumes, intitulados Crônicas de educação, que a Global Editora oportunamente reedita, reunindo-os num boxe.

Poemas de Viagens

O tema da jornada sempre acompanhou o itinerário poético de Cecília Meireles. Como se sabe, um de seus livros mais célebres, Viagem, de 1939, é profundamente marcado pelo universo de sensações que o deslocamento no espaço e no tempo proporcionam. Além de Viagem, Cecília compôs outro conjunto de versos nos quais a tópica da jornada vincou fortemente sua criação poética: Poemas de viagens. Menos conhecidos mas igualmente luminosos, eles integraram o volume 9 das Poesias completas da autora, publicadas nos anos 1970. Escritos entre os anos de 1940 e 1964, estes poemas saem agora pela Global pela primeira vez em volume separado, o que se configura numa oportunidade ímpar para os leitores embarcarem de braços dados com Cecília neste caleidoscópio de situações novas transmutadas pela sensibilidade da autora em versos de arrojado lirismo. A passagem por países como México, Estados Unidos, Holanda, Suíça, Portugal, Marrocos, China e outros foram o substrato para que nossa maior poeta desse origem a um relicário de versos de rara beleza. O livro tem 152 páginas.

Cecília Meireles Poesia Completa

Em dois volumes, Poesia Completa, reúne a totalidade da produção poética da autora. A edição traz desde seu livro de estreia, Espectros (1919), até o livro Crônica trovada da cidade de San Sebastian (1965), publicado postumamente. Por meio desta edição, os leitores têm à sua disposição a oportunidade ímpar de fruir do puro e íntegro diamante de uma artista dos versos de primeira grandeza.

A coordenação editorial e o estabelecimento do texto desta edição são assinados pelo crítico literário e ensaísta André Seffrin. A edição conta com um texto de apresentação de Alberto da Costa e Silva e também traz um caderno iconográfico com fotos e manuscritos do arquivo pessoal da autora e capas de edições de seus livros. Os dois volumes tem 1956 páginas.

Para saber sobre mais livros consulte o site da Global Editora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages