[Entrevista] Bianca Sousa - Tomo Literário


Bianca Sousa escreve de romance a terror, sempre com o toque fantástico característico de suas narrativas. Autora de “Eterna: o som do amor” (publicado em 2014), também escreveu releituras de clássicos como os livros “O canto do cisne” e “Laços”, além do conto de  terror “Réquiem”, que foi um dos mais baixados na Amazon em 2017. Ela falou ao Tomo Literário sobre a seus livros, o meio literário para as escritoras, inspiração, os 13 Malditos e muito mais.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com os livros e como você resolveu tornar-se escritora?

Bianca Sousa: Não sei a idade exata, mas me recordo ser fascinada por livros desde criança. Sempre fui muita curiosa e assim que aprendi a ler e escrever, eu lia TUDO o que estava na minha frente.

Foi só aos 21 anos que me dei conta de que poderia fazer isso profissionalmente, que podia apostar no meu sonho (que nem sabia que tinha até então). Ser escritora é um pulo no escuro. Você não sabe se vai dar certo, mas faz mesmo assim. Rs

Tomo Literário: Réquiem, publicado na Amazon, é um conto de terror fantástico. Como surgiu a ideia do conto?

Bianca Sousa:  Escrevendo aprendi muita coisa, uma delas é: escreva sobre o que você tem medo. O gênero terror (especialmente o contemporâneo) costuma ter mais essa pegada realista, mas acho que o gênero fantasia tem muito a agregar. Por isso, decidi criar uma história de terror fantástico! Fiquei uns dias pensando sobre isso e então a história foi surgindo na minha mente e quando dei por mim fiquei assustada! Quase não escrevi “Réquiem”, sabia?! rs Optei escrever em terceira pessoa para ficar de fora do personagem, mas reescrevi tudo quando notei que o conto precisava ser em primeira pessoa. Foi quando peguei o tom ideal para o conto: macabro e surreal na medida certa.

Tomo Literário: Você participou no projeto 13 Malditos ao lado de outros doze autores. Como foi o resultado da ação?

Bianca Sousa: Foi muito bacana ver tanta gente talentosa e diferente junto! A ação dos 13 Malditos serviu para difundir ainda mais a literatura nacional (do gênero terror). Adorei fazer parte disso!

Tomo Literário: Eterna – O Som do Amor foi publicado em 2014 é um livro de romance e fantasia. Do que se trata o livro? E qual foi a maior dificuldade durante o processo de escrita?

Bianca Sousa: Eterna além de ser fantasia e romance, tem uma pegada bem sombria. Isso porque o protagonista é brutalmente assassinado no dia de sua estreia como solista no Theatro Municipal de São Paulo. Um ano depois, ele volta à vida por meios misteriosos e decide acertar as contas com o passado. Seja encontrando seu assassino ou descobrindo o amor verdadeiro.

Bianca Sousa | Foto: Reprodução

Tomo Literário: Você também tem disponível na Amazon o livro Laços, que conta a história de uma vampira. Como surgiu a ideia do livro?

Bianca Sousa: Laços foi inicialmente inspirado em Rapunzel. Era para ser a releitura de um conto de fadas dark, porém, a história foi crescendo tanto que se tornou outra inteiramente nova! Da Rapunzel sobrou apenas os longos cabelos da personagem Lívia, a vampira aprisionada na torre por uma bruxa de passado obscuro e cheia de história para contar. Os segredos que ambas escondem têm os dias contados após a chegada de um mercenário ao reino de Corvina. Com o desenrolar da história os três descobrem estar mais entrelaçadas do que gostariam. Laços é uma história sobre escolhas e consequências. Principalmente sobre como nem tudo é o que parece ser.

Tomo Literário: Gosto sempre de puxar o tema com as escritoras. Como você tem visto o cenário literário para as mulheres?

Bianca Sousa: Acredito que tem mudado para melhor nas últimas décadas, estamos ganhando mais visibilidade. As pessoas estão mudando e podemos ver esse reflexo nas artes produzidas. O mercado editorial já não podia ignorar as mudanças da sociedade, não é mesmo? Apesar de que ainda a “alta literatura” seja palco quase exclusivo para homens brancos héteros e velhos. Espero que isso mude também.


Tomo Literário: De modo geral, o que te inspira a escrever?

Bianca Sousa: Não encontrar histórias que eu gostaria de ler. Haha! Como leio de tudo um pouco, posso garantir que certas coisas não se encontram com tanta facilidade, então decido escrever o livro que eu adoraria ler.


Tomo Literário: Está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Bianca Sousa:  Sim! Estou trabalhando em alguns, na verdade.

Assim como sou eclética com minhas leituras, sou com minhas criações. Escrevo desde terror a comédia ou romance, tudo com aquele toque de fantasia, característico das minhas obras. No momento, estou me dedicando a terminar “A Rainha dos 7 Mares”, fantasia sombria (dark fantasy) que trazem questionamentos como:  quem somos e quem queremos ser; a força que reside dentro de nós mesmos e que nem sabíamos existir. É uma história muito especial que vai surpreender, assustar e emocionar.

Tomo Literário: Que autores você recomenda ou quais autores influenciaram o seu trabalho como escritora?

Bianca Sousa: Tem vários e é muito difícil escolher, mas gosto muito do trabalho de: Carlos Ruiz Zafón, Neil Gaiman, Anne Rice, Lucinda Riley; Machado de Assis e Flávia Muniz (nacionais).

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você indicaria aos leitores e de que maneira esses livros te tocam?

Bianca Sousa: Minha nossa, vou deixar meu lado fan girl sair do armário agora! Acredito que todos devem ler Harry Potter não só porque é uma história fantástica (que eu adoro), mas porque esta história já mostrou sua relevância no mundo editorial, a maneira como mudou o hábito de leitura e consumo de jovens leitores. É louvável! Acho importante conhecer um best-seller mundial desse nível. A gente enquanto escritor pode ter preferência, mas não pode ter frescura. Temos de manter amente aberta e reconhecer o trabalho do outro, seja pela veia artística ou sucesso em vendas.

Tomo Literário: Quer deixar algum comentário para os leitores?

Bianca Sousa: Pessoal, foi um prazer enorme compartilhar com vocês algumas memórias, opiniões e obras minhas. Quem quiser conhecer melhor meu trabalho, pode me encontrar nas redes sociais como “Bianca Sousa Autora” ou no meu site “biancasousa.com.br”. Os meus livros (impresso ou digital) você encontra no site da “amazon.com.br”. Leiam: Réquiem, Laços ou Eterna, mas leiam! Beijo grande!

Conheça os livros de Bianca Sousa


Os livros estão disponíveis na Amazon.

Acompanhe a escritora nas redes sociais:


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages