Editora Melhoramentos e CCSP comemoram 50 anos de O Meu Pé de Laranja Lima - Tomo Literário

Editora Melhoramentos e CCSP comemoram 50 anos de O Meu Pé de Laranja Lima

Compartilhe

Com mediação de Cadão Volpato e ao lado da jornalista Maria Fernanda Rodrigues, o escritor Luiz Antonio Aguiar comentará sobre a obra, sucesso na TV, no cinema e no exterior

Neste ano, o livro que encantou gerações com a história de Zezé, “um meninozinho que um dia descobriu a dor…”, completa 50 anos. Para comemorar a data, a Editora Melhoramentos e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) convidam o público para uma conversa sobre a importância da obra de José Mauro de Vasconcelos. 

No evento, que acontecerá no dia 28 de março às 19h30, apaixonados pela literatura poderão discutir a relevância do livro na literatura infantojuvenil, seu sucesso também na TV e no cinema, além de curiosidades e outros aspectos interessantes da obra. Mediada por Cadão Volpato, diretor do CCSP, a conversa contará ainda com a presença de Luiz Antonio Aguiar, criador do suplemento de leitura e das notas da edição comemorativa, e da jornalista Maria Fernanda Rodrigues, do Estado de S. Paulo.

O Meu Pé de Laranja Lima foi lançado pela Editora Melhoramentos em 1968 e, desde então, conta com mais de 150 edições no Brasil e 2 milhões de exemplares vendidos. É o livro brasileiro com o maior número de traduções para outras línguas, totalizando 15 idiomas e estando presente em 23 países. 

Para celebrar seus 50 anos, a obra está de roupa nova. A edição especial ganhou capa dura e novo projeto gráfico, com ilustração de capa de Laurent Cardon. Informações sobre o livro, o autor e o contexto histórico da narrativa são novidades, bem como as notas de rodapé elaboradas pelo escritor Luiz Antonio Aguiar. Sucesso atemporal, O Meu Pé de Laranja Lima promete encantar todas as gerações.

Serviço

Dia 28/3, às 19h30 – 120 min – classificação livre – Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)
Gratuito – sem necessidade de retirada prévia de ingressos.



Sobre o livro

Muitas gerações já se emocionaram com Zezé, o garotinho de 6 anos, muito sapeca, inteligente e cheio de imaginação, retratado por José Mauro de Vasconcelos no livro O Meu Pé de Laranja Lima. E Zezé continua a encantar os leitores, embora toda a história se passe na longínqua década de 1920. Talvez porque aborde de uma forma delicada sentimentos universais. “A alegria e a tristeza não poderiam estar mais bem combinadas do que nessas páginas. E isso, se não explica, justifica a popularidade imensa alcançada pelo livro”, destaca o escritor Luiz Antonio Aguiar, ganhador de dois prêmios Jabuti, que assina o suplemento de leitura e as notas da edição comemorativa de cinquenta anos de O Meu Pé de Laranja Lima, lançada pela Editora Melhoramentos.

A força do personagem principal também é outro ingrediente cativante. Nas palavras de Aguiar, “Zezé é um anjo meigo, uma criança que encanta o mundo a sua volta, seja pelo carinho que demonstra por seu irmão mais novo, Luís, pelo apego à irmã, Glória, pela invenção (se é que não foi mágica da vida!) do amigo Minguinho, o pé de laranja-lima que conversa com ele como um irmão mais velho, carinhoso, generoso, cúmplice... E finalmente pela capacidade imensa de amar, que o leva a abrir (ou iluminar) a vida do até então solitário e ranzinza Portuga”. 

Lançada em 1968, a história de Zezé se passa em um subúrbio modesto da cidade do Rio de Janeiro e tem um cunho autobiográfico. O autor, José Mauro Vasconcelos, nasceu em Bangu, em 1920, em uma família muito pobre. Logo no começo da trama, o leitor é apresentado às dificuldades financeiras da família de Zezé. Com o pai desempregado, eles são obrigados a trocar a casa grande e confortável onde moravam por uma mais modesta, onde o garoto vai encontrar seu melhor amigo, o pé de laranja-lima. 


Edição comemorativa 

Para a edição comemorativa de 50 anos, a Editora Melhoramentos entregou uma missão especial a Luiz Antonio Aguiar, escritor e tradutor, mestre em literatura brasileira e ganhador de dois prêmios Jabuti: traduzir para o leitor de hoje alguns termos comuns na época em que foi escrito a obra e elaborar um suplemento de leitura para dimensionar a importância do livro de José Mauro. 

A primeira etapa de sua missão, Aguiar cumpre com capricho explicando os termos em notas de rodapé que ajudam a compreender melhor diversas passagens ao longo do livro. No suplemento, apresentado ao final do livro, além de destacar peculiaridades desse clássico, ele apresenta um panorama da época em que se desenrola a história de Zezé (1920-1930), destacando fatos históricos e culturais no mundo e no Brasil. O leitor também fica sabendo que O Meu Pé de Laranja Lima tem duas obras complementares: os romances Doidão (1963), no qual Zezé é retratado com 19 para 20 anos, e Vamos Aquecer o Sol (1974), que retrata o menino aos 10 anos, vivendo com pais adotivos em Natal, Rio Grande do Norte.  

Ficha técnica:
Obra: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Formato: 13,5 X 21 cm
Número de páginas: 232
ISBN: 978-85-06-07027-7

Sobre o autor


Mais conhecido pelo livro O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos (1920 – 1984) tem uma história fascinante. Ainda menino, trocou Bangu, no Rio de Janeiro, pela cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, onde foi morar com os tios. Lá, treinava natação no Rio Potengi e sonhava em ser campeão. Mas a vida o levou por muitos outros caminhos. Estudou Medicina, foi jornalista, radialista, pintor, treinador de boxe, pescador, garçom e até estivador. Jovem ainda viajou com os irmãos Villas-Boas, sertanistas e indigenistas brasileiros, em expedição no sertão do Araguaia, no Centro-Oeste do Brasil. Com seu porte de galã, teve ainda atuação de destaque como ator em diversos filmes e novelas. 

Toda essa experiência contribuiu para sua produção como escritor, que inclui 22 livros, entre romances e contos, que tiveram destaque não só o Brasil, mas em outros países, como Alemanha, Argentina, Holanda, Hungria, Inglaterra, Suíça e Noruega. Sua obra mais famosa, O Meu Pé de Laranja Lima, foi escrito em apenas 12 dias. “Porém, estava dentro de mim havia anos, havia 20 anos. Quando a história está inteiramente feita na imaginação é que começo a escrever. Só trabalho quando tenho a impressão de que o romance está saindo por todos os poros do corpo. Então, vai a jato”, costumava explicar José Mauro. 

Sobre a Editora Melhoramentos

Há mais de 125 anos, a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua. É referência no mercado editorial com milhares de títulos publicados. À frente de seu tempo desde a fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, pelos autores e avanços editoriais aos quais se dedica. www.editoramelhoramentos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages