12 de Março: Dia do Bibliotecário - Tomo Literário

12 de Março: Dia do Bibliotecário

Compartilhe


Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário.

Foi nesse dia (em 1882) que nasceu o bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.  A data tem o objetivo de celebrar estes profissionais que espalham informação e conhecimento. Aos bibliotecários cabe tanto o trabalho em bibliotecas como em centros de documentação.

Para homenagear a data nada melhor do que celebrarmos com as palavras de quem atua como bibliotecária: Renata Brito, uma pisciana, leitora voraz, pottermaníaca e que adora Freddy Krugger e o universo Marvel.

Ao Tomo Literário, ela declarou: “A melhor forma de curtir o meu orgulho em ser bibliotecária é a frase “Google can bring you back 100,000 answers, a librarian can bring you back the right one” - O Google pode trazer de volta 100.000 respostas, um bibliotecário pode trazer de volta o caminho certo. Não sei de quem é, mas me fez brilhar os olhos quando a li a primeira vez.”

É com o brilho nos olhos que ela atua na profissão e acrescenta: “Bibliotecário, não é uma profissão a beira do abismo, como pensam muitos, pois controle, ou melhor, organização da informação, sempre irá existir.”

E perguntada sobre a indicação de livros, Renata nos diz: “Eu sempre indico muitos livros, pois temos 5 leis na biblioteconomia e a que eu particularmente acho a mais importante é: Para cada leitor há um livro. Não se refere a quantidade, mas a personalidade e afinidade, assim como para cada panela, há uma tampa, ou para todo pé cansado, há um chinelo velho.” E conclui: “Portanto, recomendo: #LerParaSer.”

É através de Renata Brito que o Tomo Literário presta homenagem a todos os bibliotecários do país.

Obrigado, Renata!

Obrigado, Bibliotecários (as)!


Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Renata Brito:

Meus livros, minha estante:
Ela contribui também para o blog Tô Pensando em Ler:
E tem participações na fanpage Ninho da Coruja:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages