10 artistas que utilizam livros em suas obras de arte - Tomo Literário

10 artistas que utilizam livros em suas obras de arte

Compartilhe


O livro é um objeto fascinante, tanto pelo conteúdo que carrega, quanto pela inspiração que provoca. Alguns artistas utilizam o objeto como fonte para emergir o seu trabalho artístico. Confira dez artistas que produziram arte com livros.

Ekaterina Panikanova
Ekaterina utiliza livros abertos que se transformam em tela para suas pinturas. A artista russa é de São Petesburgo e formou-se em Arte, iniciando sua carreira com exposições em museus. As pinturas que carregam uma carga de ar vintage combinam perfeitamente com as páginas amareladas dos livros antigos que a artista utiliza para compor suas obras.




Alicia Martin
Artista espanhola. Um dos trabalhos de Alicia é uma cascata que tem mais de 5000 livros.





Su Blackwell
A artista inglesa esculpe livros com o objetivo de mostrar cenas de contos famosos. Ela usa uma técnica de colagem e montagem com pedaços de papel e cria incríveis cenários em terceira dimensão que refletem como a artista imagina que as histórias seriam retratadas.




Waltércio Caldas 
Brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1946, o artista cria desenhos, objetos e fotografias conceituais. Algumas de suas obras tem o livro como objeto que compõe a arte, como Voô Noturno (1967), O Colecionador (1974), Matisse Talco (1978), O Livro Carbono (1980) entre outros.




Matej Krén
Responsável por uma instalação chamada Book Cell, que foi exposta no hall de entrada do CAM, em 2006/2007. As instalações são feitas com estruturas de ferro que dão suporte aos livros que são empilhados, apresentando características que remetem a uma residência, um silo ou paredes.





David Karoff
O artista construiu uma book chair, cadeira de livros.


Marta Minujín
Uma de suas obras da artista argentina é uma torre de livros, a Torre de Babel com Livros, datada de 2011, que foi exposta em Buenos Aires.


Mike Stilkey
Suas obras apresentam livros empilhados que são utilizados como base para as pinturas que o artista faz. Seu trabalho já foi exposto em vários países.






Eleutherio Netto
Uma das esculturas do artista plástico brasileiro é feita com livros descartados.


Ragip Erdem
O designer nova iorquino tem algumas inspirações nos livros na produção de luminárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages