O Incidente da Bola de Cachorro - Agatha Christie - John Curran

“O Incidente da Bola de Cachorro” é um conto da escritora conhecida como a Rainha do Crime, Agatha Christie. Neste livro, John Curran, autor de “Os Diários Secretos de Agatha Christie”, apresenta o conto (inédito) e outros textos.

John Curran escreveu o livro para mostrar aos leitores e fã de Agatha Christie uma coleção de 73 cadernos com anotações da escritora. Nos cadernos constam montagens para os livros, nomes de personagens, resumos de histórias que viriam a se tornar os clássicos da escritora, listas, desenhos, planos para as peças teatrais e contos, além de anotações pessoais. Muita ideias que originaram a obra de Agatha Christie estavam anotadas lá. O livro traz, inclusive, reproduções das páginas originais dos referidos cadernos. 

No exemplar publicado pela Leya em 2010, extraiu-se o conto inédito. O detetive belga, um dos personagens mais célebres da escritora, Hércule Poirot, recebe uma carta em que, segundo ele, a senhora que a escreveu “não diz nada, nada mesmo”.

Como bom observador e astuto conhecedor da mente humana que é, Poirot nota a data em que a carta fora escrita e vai até o local em que a remetente, Mis Wheeler morava. Ela morreu.

Poirot segue a investigação sobre a morte da mulher e chega ao nome do criminoso, mesmo que a morte pareça num primeiro momento uma morte natural.

As características da escritora que se repetem em outros livros está presente neste conto. Há citações sobre testamento da falecida, parentes que poderiam ser beneficiados com a morte da personagem, uso de venenos/remédios, entre outros.

Segundo John Curran, o conto depois se tornou o livro “Poirot perde uma cliente”, e teria sido escrito originalmente em 1933.

Como dito anteriormente, além do conto inédito o livro traz outros textos extraídos do livro original de Curran (Os Diários Secretos). Informações sobre os bastidores do conto, textos extras sobre “A mão misteriosa”, citações de outros escritores de suspense que foram encontrados nos cadernos originais de Agatha e posfácio do livro que originou este estão presentes para completar as 96 páginas da edição.

Ficha Técnica
Título: Agatha Christie – O Incidente da Bola de Cachorro
Escritor: John Curran
Editora: Leya
ISBN: 978-85-62936-27-2
Edição: 1ª
Número de Páginas: 96
Ano: 2010
Assunto: Literatura inglesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.