“Pós-Verdade” do jornalista Matthew d’Ancona debate o novo uso da mentira: as fake news - Tomo Literário

“Pós-Verdade” do jornalista Matthew d’Ancona debate o novo uso da mentira: as fake news

Compartilhe


Um dos jornalistas políticos mais respeitados da Inglaterra apresenta neste livro um cenário aterrador: o da disseminação da mentira como mecanismo de manipulação na sociedade moderna

Pós-verdade, segundo o dicionário, tem a seguinte definição: Quando os apelos à emoção, a crenças e a ideologias têm mais influência em moldar a opinião pública que os fatos objetivos.

Bem-vindos à era da pós-verdade: uma época em que a arte da mentira está abalando as próprias fundações da democracia e do mundo como o conhecemos. Tudo o que não foi previsto por todos os analistas, aconteceu: o Brexit, a eleição de Donald Trump, o ceticismo em relação ao aquecimento global, as campanhas contra vacinação e a perseguição aos grupos que pensam o contrário foram acontecimentos que se basearam no poder de evocar os sentimentos das pessoas e desprezar o que é verdade.

O que tudo isso significa e como podemos defender a verdade em uma época de mentiras, os atualmente chamados fatos alternativos?

A Faro Editorial lança em maio “Pós Verdade - A nova guerra contra os fatos em tempos de fake news” do jornalista político britânico Matthew d’Ancona. Em Pós-verdade, o jornalista mostra por que, depois que se perde a confiança, as teorias conspiratórias prosperam, a autoridade da mídia definha e as emoções importam mais do que os fatos. Além disso, revela o motivo pelo qual as campanhas políticas atuais recorrem à pós-verdade e aos fatos alternativos para conquistar eleitores resignados e apáticos.

Matthew investiga como chegamos até aqui, explica por que a resignação não é uma opção e revela como podemos e devemos nos defender e contra-atacar.

“O polêmico jornalista, Matthew d’Ancona faz perguntas que são urgentemente atuais e inegavelmente importantes.” — JOHN GRAY, THE GUARDIAN

“Mesmo para aqueles que se revigoram com obras perturbadoras, este livro será surpreendente.” — NICK COHEN, OBSERVER

Ficha Técnica
Título: Pós Verdade - A nova guerra contra os fatos em tempos de fake news
Nº de págs: 144


Sobre o autor:

Jornalista britânico, Matthew d’Ancona escreve uma coluna semanal no jornal The Guardian. Também é colaborador dos jornais London Evening Standard e International New York Times, bem como da revista GQ. Foi colunista político do jornal Sunday Telegraph durante 19 anos e editor da revista The Spectator. Além disso, Matthew é pesquisador convidado da Queen Mary University of London e autor de diversos livros, incluindo In It Together: The Inside Story of the Coalition Government.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages