[Entrevista] Jhefferson Passos - Tomo Literário


Jhefferson Passos é nascido na grande São Paulo e reside na cidade de Araraquara, participou de antologias e tem livro disponível na Amazon. Publicou sua obra de microcontos chamada 100 Gotas de Sangue na plataforma Wattpad e está lançando o livro pela Editora Illuminare, que aposta em talentos nacionais da literatura. Fascinado por terror psicológico e admirador do mestre Stephen King, o autor concedeu uma entrevista ao Tomo Literário. Confira:

Tomo Literário: Conte um pouco sobre sua carreira como escritor. Como iniciou seu trabalho no meio literário?

Jhefferson Passos: Eu escrevo desde os 12 anos de idade, mas foi em 2013 que entrei para o mundo literário com o conto ‘A Coisa No Canto Da Sala’ numa antologia chamada The King organizada por Alexandre “Afobório” Durigon, que homenageava o mestre do terror, Stephen King, através do selo anthology da editora Multifoco. Tem até Cesar Bravo antes do sucesso de Ultra Carnem! E desde, então, não parei mais. Participei de várias antologias, até chegar uma oportunidade de publicar Carne e Sangue, um livro que reunia alguns dos meus contos já publicados nessas antologias em que havia participado. Logo depois veio o e-book A Capela pela Amazon e recentemente está na Saraiva. Agora chego com 100 Gotas De Sangue vindo da plataforma digital, Wattpad, para físico através da Editora Illuminare.

Tomo Literário: O Wattpad é uma plataforma na qual podemos encontrar talentos da literatura. Seu livro “100  Gotas de Sangue” foi publicado originalmente no Wattpad. Qual a importância da ferramenta para o escritor brasileiro?

Jhefferson Passos: Sim. Acredito que o Wattpad é a grande janela para a literatura brasileira. E o exemplo da sua importância está justamente no livro ‘Mundos Paralelos’, publicado pela Editora Abril, onde reuniu os 10 escritores mais badalados do Wattpad Brasil. E antes, esses autores, saíram da plataforma com livros publicados por grandes editoras como Marcus Barcellos com seu surpreendente ‘Horror Na Colina De Darrington’ publicado na Faro Editorial, Rosana Mierling com o impactante ‘Diário De Uma Escrava’ que foi publicada pela Editora DarkSide Books, Lilian Carmine com seu romance paranormal ‘The Lost Boys’, publicada pela editora inglesa Random House e depois traduzida e lançada no Brasil pela Editora LeYa. Temos vários que começaram publicando capítulo após capítulo na plataforma e conquistaram milhões de leitores.

Tomo Literário: Deixaria alguma dica para os escritores que estão começando ou que já usam a plataforma?

Jhefferson Passos: Sejam participativos com seu público.  Façam sem esperar, façam porque amam, porque quando chegar, de surpresa, é mais gostoso, reconhecido e certo de vitória. O Wattpad é sim uma grande janela para a literatura brasileira. Afinal, somos a Geração Wattpad!


Tomo Literário: Microcontos exigem criatividade e concisão por parte do autor. Para contar uma história em poucas palavras o que te inspira?

Jhefferson Passos: Geralmente, seja nos microcontos, contos ou até nos meus livros, como A Capela, trato de temas que me incomodam ou que, de alguma forma, me perturbam, como por exemplo, gosto muito de tratar de como o ser humano pode ser, sua violência, ou da sua capacidade de causar destruição e tanto terror quanto aquele velho medo do escuro ou do bicho-papão debaixo da cama. E não importa se são boas ou más, se erram ou acertam, o ser humano, às vezes, mesmo não querendo comentem atos de atrocidades. O terror psicológico me fascina por causa do quanto é expansivo o medo, a fobia, de coisas que possam parecer para você banais, mas para outras pessoas podem ser aterrorizantes e traumáticas. Gosto de tratar de assuntos assim e poder possibilitar ao leitor de ponderar sobre seus medos ou daquele vizinho, amigo, algum parente, que tem pavor de uma simples barata.

Tomo Literário: Quanto tempo levou para concluir o livro?

Jhefferson Passos: Desde a sua publicação no Wattpad, foram oito meses!

Tomo Literário: Quais são suas expectativas com o lançamento do livro físico de 100 Gotas de Sangue que foi publicado pela Editora Illuminare?

Jhefferson Passos: A Editora Illuminare fez um trabalho incrível com o meu projeto. E minha ansiedade cresce a cada dia. Evito até ficar pensando pra não ficar mais ansioso do que já estou! Risos.

Tomo Literário: Qual (is) autor (es) te inspiram? E que livros você indica?

Jhefferson Passos: Tenho como inspiração o grande mestre Stephen King. Mas tenho uma leitura e inspirações diversificadas que vai de H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe, Michael Crichton , Agatha Christie até Ted Chiang. Um nacional, A Vila Dos Pecados, de Soraya Abuchaim. É uma escritora que está fazendo um ótimo trabalho no gênero suspense e no terror. E o mais importante: é nacional!

Tomo Literário: Podemos aguardar o volume II de 100 Gotas de Sangue?

Jhefferson Passos: Está lendo isso Editora Illuminare? Risos.

Foto: Reprodução
Tomo Literário: Tem algum outro projeto literário que gostaria de comentar?

Jhefferons Passos: Sim! Sou colunista da revista Litere-se com a coluna ‘Estante Sangrenta’. Também faço parte da equipe da Multicultural de Queimados do Rio de Janeiro e estarei presente nesse evento literário que irá acontecer de 13 a 15 de Julho. E recentemente, recebi uma proposta para ministrar uma oficina literária sobre microcontos.

Mais sobre o autor:

Participou com o conto “A Coisa No Canto Da Sala” na antologia THE KING, volume I/Selo Anthology, Editora Multifoco, 2013, na antologia EU ME OFEREÇO! Um tributo a STEPHEN KING, Editora Illuminare, 2015 , com o conto “Perdidos/Jéssica e William”, na antologia OS DESCONHECIDOS-Contos sobrenaturais, Editora Illuminare, 2015, com o conto “O Reflexo Do Espelho” e na antologia 7 Pecados Capitais, Editora Illuminare, 2016, com o conto “A Boneca”. 

Livros de Jhefferson Passos:

100 Gotas De Sangue

Publicado originalmente no Wattpad agora será lançado pela Editora Illuminare. 

Com pequenos pedaços do mais puro medo, terror e horror, o autor assombra, aterroriza e senta no escuro do seu quarto para apreciar sua insônia e perturbação. Microcontos que mostram histórias que você certamente não vai esquecer.

O livro está em pré-venda na Livraria Illuminare



A Capela

O que é a fé para uma pessoa que deixou de acreditar em quase tudo? Anna tem uma caixa de pandora em seu coração. Lembranças negadas, mas jamais esquecidas.

E o que seria uma simples curtição com os amigos, torna-se a chave que irá abrir essa caixa, libertando tudo que estava contido. Anna e seus amigos não lembram como e quando chegaram naquele velha e abandonada capela. E eles não podem sair. Há algo do lado de fora da capela que caminha entre o canavial. Um mal. Algo que eles não conseguem ver, mas está presente e pior: sabe de seus segredos inconfessáveis.

Disponível na Amazon e Saraiva.

Para ler no Wattpad:

Escuridão Profunda e Vazia
(Link aqui

Coletânea de contos.

Pare!Espere um pouco antes de seguir em frente! Apague essa luz! Aqui a luz não é bem-vinda! Agora feche os olhos! Mais escuridão... Sinta o vazio e a pressão dentro dela comprimir sua carne e todo o medo correr por suas veias, substituindo todo seu sangue... A sensação é  boa, não é? Então, pode seguir em frente e aproveite a escuridão... A saída é no final da última palavra do último capitulo... se você conseguir chegar lá... Não há luz no fim do túnel.

Boa Viagem!

Conto que concorreu ao desafio Mundos Paralelos.

Em 2057, a viagem no tempo terá sido inventada e será usada como forma de entretenimento ao passado. Mas algumas organizações farão uso dessa tecnologia para outros fins mais obscuros.


2 comentários:

  1. Muito boa entrevista! Parabéns ao blog e ao autor!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Agradeço pelo carinho e apoio literário! Literatura sempre e um abraço apertado e trevoso! ������

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages