20 livros brasileiros que viraram filme - Tomo Literário

20 livros brasileiros que viraram filme

Compartilhe


Hoje, 19 de junho, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida, porque nesse dia, no ano de 1898, Afonso Segreto (primeiro cinegrafista e diretor do país) registrou as primeiras imagens em movimento em solo brasileiro.

Bem sabemos, amigos leitores, que livros são fascinantes. E, o fascínio que as histórias exercem, por vezes acaba culminando numa adaptação cinematográfica. Para celebrar a data e juntar cinema com livros, que tal conferir uma lista com vinte livros brasileiros que viraram filme?

A Hora da Estrela

Da escritora Clarice Lispector o livro inspirou o filme de mesmo nome, que data de 1985. Marcélia Cartaxo é a atriz que interpreta Macabéa, a mulher órfã de pai, mãe e da tia que a criou. Ela muda para São Paulo e vive uma vida indiferente às emoções.

 Memórias Póstumas de Brás Cubas

Livro do escritor Machado de Assis foi adaptado em filme homônimo. Foi lançado em 2001 e conta com Reginaldo Farias interpretando o protagonista Brás Cubas, escritor que decide tecer seus escritos sobre as passagens mais importantes de sua vida.


Cidade de Deus

O filme foi lançado em 2002 e conta a história de dois rapazes que seguem caminhos distintos nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1970. Leandro Firmino é o ator que interpreta Zé Pequeno e Alexandre Rodrigues faz o papel de Buscapé, fotógrafo que tem as fotos utilizadas por Zé Pequeno para provar que é durão. O livro que inspirou o filme é de autoria de Paulo Lins.

Estorvo

Livro de Chico Buarque, Estorvo baseou o filme de Ruy Guerra e foi lançado em 2000. No elenco tem Jorge Perugorría, Bianca Byington e Ataíde Arcoverde. O filme é uma co-produção Cuba-Portugal-Brasil.


Meu Pé de Laranja Lima

O filme conta a história de Zezé, um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Um dia conhece Portuga, um senhor que o ajuda e se torna seu melhor amigo. O filme foi lançado em 2012 e tem João Guilherme Ávila e José de Abreu no elenco. O livro foi escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado originalmente em 1968.


O Quatrilho

Dois casais dividem a mesma casa numa comunidade rural de imigrantes italianos localizada no Rio Grande do Sul. Com o passar do tempo uma das esposas se interessa pelo marido da outra. Lançado em 1995 o filme tem direção de Fábio Barreto. Estão no elenco: Glória Pires, Patrícia Pillar, Bruno Campos e Alexandre Paternost. O filme foi baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato.


Estação Carandiru

O filme chamado Carandiru, foi baseado no livro de Drauzio Varella. No best-seller o autor conta sua experiência como médico voluntário na Casa de Detenção de São Paulo. O filme foi lançado em 2003, dirigido por Héctor Babenco e tem Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Luiz Carlos Vasconcelos no elenco.


O Invasor

Três sócios tem um desentendimento a respeito dos negócios e um deles contrata um assassino profissional para matar o terceiro. Paulo Miklos faz o papel do assassino Anísio. No elenco tem ainda Marco Ricca,  Alexandre Borges e Sabotage. O livro que inspirou o filme lançado em 2002 é do escritor Marçal Aquino e tem o mesmo nome.


Capitães da Areia

Livro de Jorge Amado, o filme foi lançado em 2011. Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são adolescentes abandonados por suas respectivas famílias. Eles crescem nas ruas de Salvador e vivem em uma comunidade no Trapiche. A presença de uma mulher no local em que moram causam excitação nos garotos. Aos poucos o líder do grupo e a jovem Dora revelam o afeto que sentem um pelo outro.


Bellini e a Esfinge

O filme carrega o mesmo nome do livro do escritor Tony Belloto e foi lançado em 2001. Um caso de adultério revela um enredo de suspense com muitas reviravoltas. No elenco temos Malu Mader (esposa do autor do livro e músico da banda Titãs) e Fábio Assunção que interpreta Remo Bellini.


Divã

Aos quarenta anos uma mulher casada e mãe de dois filhos procura um psicanalista. Ela passa a questionar seu casamento, sua realização profissional e seu poder de sedução. Lilia Cabral representa a personagem Mercedes, protagonista do filme. A versão cinematográfica lançada em 2009 foi inspirada no livro de Martha Medeiros.


Canto dos Malditos

Lançado em 2000 o filme  Bicho de Sete Cabeças conta a história de Wilson e seu filho Neto. O relacionamento dos dois pioram cada vez mais até que o pai decide internar o filho em um manicômio. Lá o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento. Rodrigo Santoro é o intérprete do personagem Neto e Othon Bastos atua como seu pai Wilson. Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano é o livro no qual o filme foi baseado.


Olga

A biografia de Olga, escrita por Fernando Morais deu origem ao filme que narra a verdadeira história da militante Olga Benário, que foi apaixonada pelo líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes. Camila Morgado é a atriz que faz Olga Benário, Caco Ciocler, Eliane Giardini e Murilo Rosa também estão no elenco do filme lançado em 2004.


Quarup

Kuarup (sim, com K), é um filme lançado em 1989 que foi dirigido por Ruy Guerra e tem no elenco Taumaturgo Ferreira, Fernanda Torres, Lucélia Santos e Cláudia Ohana. O filme é baseado no livro Quarup (com Q), de Antônio Callado.


O Guarani

José de Alencar escreveu o romance que foi desenvolvido em folhetim. O capítulo inicial foi publicado em 1857. O livro teve várias versão cinematográficas, incluindo a de 1996 que teve direção de Norma Bengell. O Guarani conta a história do amor proibido entre o índio Peri (Márcio Garcia) e a branca Ceci (Tatiana Issa).


Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas Ordinária

O livro é de autoria de Nelson Rodrigues. Bonitinha, mas Ordinária (filme) foi lançado em 2013 e conta a história de Edgar, um homem humilde cujo dilema é casar-se por dinheiro com a filha do chefe, Maria Cecília, ou ficar com Ritinha, mulher pela qual é apaixonado. Leandra Leal, João Miguel e Letícia Colin fazem parte do elenco do filme de Moacyr Góes.


Lavoura Arcaica

Filme lançado em 2001 foi dirigido por Luiz Fernando Carvalho e teve o roteiro baseado no livro de Raduan Nassar, publicado originalmente em 1975. André saiu de casa porque era sufocado pelos pais. Anos depois ele cede aos apelos de sua mãe e retorna. A confusão acontece quando ele se apaixona por sua bela irmã. Selton Mello é André. O elenco conta ainda com Simone Spoladore, Raul Cortez e Leonardo Medeiros.


Sonhos Tropicais

Filme de 2011 foi dirigido por André Sturm e é baseado no romance de Macyr Scliar. O livro foi vencedor do Prêmio Jabuti de 1993.


Elite da Tropa

O livro policial escritor pelos ex-policiais André Batista e Rodrigo Pimentel, com parceria do antropólogo Luiz Eduardo Soares e com Rafael Donarto inspirou o filme Tropa de Elite. Um capitão da força especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro treina dois recrutas novatos para que possam sucedê-lo. A direção do filme lançado em 2007 é de José Padilha e tem Wagner Moura no papel de Capitão Nascimento. Os atores André Ramiro, Milhem Cortaz e Caio Junqueira também estão no elenco.


O Doce Veneno do Escorpião

No livro o leitor conhece a história de uma mulher que começou a se prostituir aos dezessete anos: Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco). A publicação deu origem ao filme Bruna Surfistinha, dirigido por Marcus Baldini e estrelado por Deborah Secco, Cássio Gabus Mendes e Drica Moraes. O filme foi lançado em 2011.

 Boa leitura! Ou, se preferir, bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages