A Fraternidade - Fernando Luiz - Tomo Literário

A Fraternidade - Fernando Luiz

Compartilhe


A Fraternidade, de Fernando Luiz, fui publicado pela Editora Skull em 2018 (273 páginas).

Quem não conhece Drácula, de Bram Stoker? Se você conhece captará as referências ao livro durante a leitura da obra de Fernando Luiz.  Se você não conhece, eis aqui um livro que pode te instigar a procurar ler também o clássico.

Drácula morreu e a instabilidade entre vampiros e lobisomens levou à criação de leis para trazer “ordem entre as duas raças”. O Coven – um conselho formado por quatro anciãos – determina que Igor encontre um herdeiro humano que carrega em seu sangue a essência dos vampiros. É preciso, pois, dar continuidade ao legado do grande vampiro.

Igor, o encarregado de procurar pelo herdeiro, trabalha como lacaio de Vladmir Notoryev. Ainda temos na história Dimitri Skapov que é um jovem estudante de direito que está fascinado como o mundo acadêmico no qual está se inserindo. Ele estuda na Universidade de Bucaresta, capital da Romênica. Mas Dimitri não se encanta apenas pela possibilidade de estudo e de avançar com sua formação, mas pelas festividades que vê no campus. É justamente numa festa que acontece numa fraternidade – a Fraternidade Dracul – que ele acaba se envolvendo numa cena que pode por em risco o segredo de Alira. Ela é a líder da casa.

Dimitri, em função do que presenciara, acaba sofrendo um grave ataque e vai parar nas mãos de Vladmir (herdeiro de Drácula), o Conde de Dracul, que acolhe e treina o jovem para fazê-lo entender como se tornou vampiro e os motivos de ter que abandonar a sua vida “humana”.

Em A Fraternidade há conflitos e segredos que foram originados em tempos remotos e que ainda pairam no cerne das relações entre vampiros e lobos. “Muito antes dos acordos e alianças feitas pelo bem dos seres da noite, Vladislau, o Conde Drácula e Van Helsing, o caçador de monstros, realizavam embates eternos e sangrentos pelas ruas e telhados da Transilvânia.”  Fato é que ambos buscavam, de uma forma ou de outra, proteger suas famílias.

O futuro de Dimitri pode reunir ligações com Drácula, muito mais do que podemos imaginar. E ainda, mesmo andando entre vampiros, guarda sua paixão por Carla, uma moça que conheceu na Universidade.

Alira, a mulher que o atacou para encobertar suas práticas na fraternidade era noiva de Drácula.  Dimitri vai tentar mostrar a todos que ela inda vive e precisará tomar ações para que mortes não ocorram. E, Vladmir, o homem que o salvou, era tetraneto de Drácula. Posto isso, nota-se que a ligação entre o passado de Drácula ainda ressoa no presente de tais personagens.

A guerra entre vampiros havia se tornado oculta, por isso muitos acontecimentos vão surgindo ao longo da trama e nos revelando mais sobre os personagens, sobre suas histórias pregressas e a sua linhagem. O autor, nesse sentido, utiliza do recurso de entremear presente e passado, trazendo ao leitor a junção dos acontecimentos e tecendo a trama para nos conduzir até o seu desfecho.

A trama, que dá vida aos herdeiros de Drácula, envolve morte, traições, segredos e relações conflituosas, e não poderia faltar uma pitada de romance. O que destaco é que há ação entre os vampiros, tornando a narrativa mais atraente para o leitor, pois os vampiros lutam pelo poder – ou pelo controle da ordem – e o livro não se resume a sugar sangue de pescoços, brilhar no sol ou dormir dentro de urnas funerárias (como pode supor o leitor desavisado ao ler a menção de que estamos falando de um livro sobre vampiros). E o romance é apenas uma pitada entre tantas outras camadas que são tratadas na história. Portanto, não é um livro entre o amor de Dimitri e Carla (ainda que ele exista). Trata dos bastidores de poder entre vampiros e conspirações passadas.

Os personagens tomam ares humanizados tanto em sua aparência quanto nas questões conflituosas com as quais tem de lidar ao longo do livro. E não podemos deixar de mencionar as cenas de ação, que são bem descritas. Destaque também para os segredos que vão sendo revelados e que enriquecem a obra.

A Fraternidade trata de vampiros e tem ares de contemporaneidade, daí o fato de agradar o leitor. Vale a leitura!

Foto: Reprodução
Sobre o autor:

Fernando Luiz é escritor e editor da Skull. Publica mensalmente textos e críticas literárias no site geekstart, é fã da Marvel e DC e ainda um ávido leitor de quadrinhos. Formado em Letras e Literatura pela Universidade Nove de Julho, para ele, a literatura sempre será sua vida e fonte de inspiração.

Ficha Técnica

Título: A Fraternidade
Escritor: Fernando Luiz
Editora: Skull
Edição: 1ª
Número de Páginas: 273
ISBN: 978-85-53037-07-0
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages