Marco Aurélio – O Imperador Filósofo - Tomo Literário

Marco Aurélio – O Imperador Filósofo

Compartilhe


Tem lançamento da Editora Zahar chegando. O livro Marco Aurélio – O Imperador Filósofo estará nas livrarias a partir de 26 de abril de 2018.

Um dos personagens mais complexos e fascinantes da história antiga

Nesta que pode ser considerada sua biografia definitiva, o grande historiador francês Pierre Grimal, um apaixonado pela civilização romana, explica por que Marco Aurélio foi o maior dos imperadores - o mais humano, o mais sábio, o mais justo.

Conhecido como o imperador-filósofo, ele uniu os talentos de líder qualificado aos de político hábil, guerreiro, estrategista militar e administrador atencioso, capaz de gerenciar com firmeza e sabedoria um gigantesco aparelho de Estado. No entanto, esse poder imenso se refletia em uma solidão de tamanho equivalente, o que é ressaltado em suas lendárias Meditações, as formidáveis reflexões que Marco Aurélio escreveu para si mesmo inspiradas pelo estoicismo, elemento central em sua formação.

Para tratar da educação, das obras filosóficas e da carreira política deste que elege como o maior dos Césares, Grimal reconstrói com maestria o contexto histórico e cultural do Império Romano.

Obrigatório para historiadores, filósofos e estudantes do pensamento político, Marco Aurélio é leitura essencial para qualquer pessoa que deseje refletir sobre questões sempre atuais como a relação entre poder e prática política ou os deveres éticos do governante.

Saiba mais

>>> Dividido em nove capítulos, o livro tem uma introdução abrangente situando o contexto do Império Romano antes, durante e depois de Marco Aurélio.

>>> Os capítulos são dedicados a temas centrais na vida do imperador: infância, educação, intimidade, deveres (como legislador e comandante militar), relação com o divino, formação filosófica, além de suas lendárias Meditações.

>>> Chamado de “o último dos romanos” pelos próprios romanos, Pierre Grimal foi um apaixonado pela civilização romana e por sua cultura. Estudou cada um dos aspectos que determinaram a originalidade e a importância da Roma antiga, sempre buscando reinserir no contexto específico os homens que lá viveram – filósofos e poetas, dramaturgos, oradores e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages