Desafio Tomo Literário: Seis livros em seis dias - Tomo Literário

Desafio Tomo Literário: Seis livros em seis dias

Compartilhe


Resolvi me lançar num desafio: seis livros para ler em seis dias.

Mas, calma, meu caro leitor. Selecionei livros que (aparentemente) podem ser lidos em um único dia. A leitura será feita no período de 23 até 28 de abril.

Os livros foram escolhidos pela quantidade de páginas. Não daria, por exemplo, para colocar um livro de quatrocentas laudas, porque vou intercalar a leitura com os meus afazeres diários. Estou estabelecendo também que lerei parte no horário do almoço e concluirei durante a noite (maior período de leitura). Mas esse plano também pode ser alterado, afinal não dá para prever o que acontecerá durante a semana, ainda que tenha estabelecido meus horários de folga.

Para que todos possam acompanhar o processo, vou publicar no storie do instagram o meu diário de leitura. Acompanhe em: https://www.instagram.com/tomoliterario/. Se quiser embarcar num desafio similar, você está convidado.

Que tal conhecer os livros selecionados?


Mãos secas com apenas duas folhas
Autora: Paula Febbe
106 páginas
Editora Descaminhos (o livro terá nova edição publicada pela Monomito)

Paula Febbe nasceu em 1983 em São Paulo. O que vem ao caso é que você nunca pensaria que ela escreve o que escreve: Literatura niilista de horror. Seguidora de Edgar Allan Poe e sarcástica por esporte, a autora escreve desde que começou a reconhecer palavras como palavras.

Em 2013, Paula Febbe lançou Mãos Secas com apenas Duas Folhas que em 2018 será publicado pela Monomito em nova edição, como mencionado anteriormente.


Cacá: uma mulher quase igual a você
Autora: Geralda Alves
79 páginas
Luva Editora

Cacá é filha de uma doceira e de um delegado de policia e vive em uma cidadezinha do interior mineiro. Ela tem três irmãos e uma ligação afetiva muito forte com o tio que mora no sótão. A história inicia-se nos anos 60, início da ditadura, estendendo-se até os meados da década de 80. O período de grandes transformações sociais e comportamentais da sociedade brasileira serve como pano de fundo para as transformações dos personagens.

A história de Cacá é narrada desde a sua infância em Rio Belo até a sua idade adulta, em Belo Horizonte. Conforme passam os anos, a vida da personagem vai mudando, e ela precisa conviver com traumas e perda.


Bile negra
Autor: Oscar Nestarez
163 páginas
Empíreo

Uma pandemia se espalha por bairros, cidades e países. Sorrateira, é causada por uma perigosa substância, que age como um verme que fatalmente conquista a vida do hospedeiro. E Vex, um jovem tradutor, precisa recrutar todas as suas forças para conter este avanço.
Com origem na Teoria Humoral segundo a qual o bom funcionamento de corpos e mentes depende do equilíbrio entre humores, o romance explora o excesso do mais saturnino deles: a bile negra, ou melancolia — do grego mélas (negro) e cholé (bile).
Bile negra (do grego μελαγχολία, ou melagcholía, onde μέλαγ = mélas, “negro”, e χολή = cholé, “bile”): um dos quatro humores que, de acordo com a Teoria Humoral (séc. IV a.C. – séc. XII), regiam a saúde física e mental do ser humano.

O maior de todos os mistérios
Autores: Miguel Nicolelis e Giselda Laporta Nicolelis
80 páginas
Editora do Brasil

O cientista Miguel Nicolelis é referência mundial em pesquisas de ponta sobre o funcionamento do cérebro e outros assuntos relacionados. Ao lado de sua mãe, Giselda (que escreve para jovens há decadas), ele concebeu esse livro recheado de curiosidades e reflexões sobre os avanços da ciência e da medicina. Que segredos o corpo humano ainda guarda? Sem dúvida alguma, o maior de todos os mistérios do ser humano é essa máquina capaz de fazer maravilhas inimagináveis: nosso cérebro. Bem-vindos ao mundo da pesquisa científica mais avançada e esteja pronto para se encantar com as histórias dessa fantástica máquina biológica que faz de nós seres humanos.


O inominável
Autor: Gustavo Lopes
94 páginas
Independente

Vou ler a versão física que foi lançada em edição limitada pelo autor. A obra também está disponível no Wattpad, Sweek e Luvbook.

Um grupo de amigos, estudantes do ensino médio, encontram um livro, jamais visto até então na biblioteca de sua escola, e resolvem provar a veracidade de seu conteúdo, instruções para um ritual aparentemente inofensivo e extremamente tentador. Motivados por um histórico de bullying e a promessa de um fim definitivo para os seus problemas, Andreia, Augusto "Bolinha", Davi e Thalita partem em uma jornada sem retorno, rumo à escuridão inominável que habita em seus corações.


Viver em Paz para Morrer em Paz
Autor: Mário Sérgio Cortella
175 páginas
Planeta

Esse tem um pouco mais de páginas, mas vou arriscar, porque li um do Cortella, que faz parte dessa série e que teve uma leitura bem fluída.

Se você não existisse, que falta faria? Para responder à essa pergunta, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella discute o que é importante nessa vida. Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém. Como? Neste livro, Cortella aponta alguns caminhos e nos faz pensar sobre as razões da existência.

2 comentários:

  1. Olá!
    Gostei do desafio e fiquei tentada a tentar também. Boa sorte, espero que dê certo.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Estou no segundo dia e deu certo. A Denise comentou que vocês vão fazer. Adorei que tenham embarcado na ideia. Bjos.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages