Os Contos de New Locked City – P. P. Rodd - Tomo Literário

Os Contos de New Locked City – P. P. Rodd

Compartilhe


Os Contos de New Locked City, do escritor P. P. Rodd, foi publicado pela Editora Autografia em 2017 (192 páginas, 1ª edição). Sobre o título do livro vale informar aos leitores que não trata-se de uma reunião de contos, é um romance policial.

O ponto de partida da trama é um suposto suicídio. Em sua despedida a elite da cidade está presente no enterro daquele que teria se matado. No entanto, para um detetive, o caso não trata-se de suicídio. Gabriel Murad, o morto, estava em ascensão profissional o que desperta a desconfiança de K.. O policial começa a duvidar de todos que estão ali presentes.

No quarto de Gabriel o detetive encontra uma caixa com o livro chamado Noites Frias, de Caroline Lover – uma mulher que havia chorado no enterro. Dentro do livro havia uma rosa azul, igual ao que outro personagem jogara sobre o caixão. Encontrou ainda um celular com o visor rachado, mas em funcionamento, com registro de ligações, entre as quais uma feita para André Carrasqueira. Entre os pertences havia ainda um papel de carta remetido por Madame H.

“Todos são suspeitos em potencial, e isso é apenas o começo.”



O detetive acaba cruzando com Maria, ou M., como pede para que ele a chame. Ela é legista do Departamento de Polícia de New Locked City e, quando da assinatura do laudo sobre a morte de Gabriel Murad, suspeitou que havia algo errado. Ela também resolve investigar mais a fundo a vida e as ligações que aquele homem tivera.

K., o detetive, e M., seguem a jornada por busca de mais informações e detalhes que possam trazer luz sobre o misterioso caso.  Nessa jornada eles se movem pelo vários lugares de New Locked City, cidade fictícia inspirada em New York. No que se refere ao posicionamento temporal, a história se passa em 2009 (ano em que o livro foi escrito).

A trama toma rumos inesperados para o leitor. Trata-se de uma história repleta de intrigas e relações que vão sendo desvendadas quando a leitura avança. Há muito mais do que K. suspeitava inicialmente e o leitor é conduzido por uma história intrincada que vai se construindo com novos elementos que surgem para desnudar a motivação da morte de Gabriel Murad. Um quebra-cabeças a ser montado, com elementos novos que vão surgindo e que surpreendem. Da atuação da máfia a uma obra literária, passando por gravações e corridas de carro, tudo pode ser alguma pista para revelar mais dos personagens e conduzir à solução do caso.


P. P. Rodd usa cada capítulo do livro para apresentar a visão de um personagem sobre dados acontecimentos, o que se manifesta em depoimentos, gravações, anotações, entre outros. Logo, a narrativa é feita em primeira pessoa por cada uma das figuras que aparecem na história. É por meio do relato contado por cada um deles que a trama vai sendo montada e revelando-se ao leitor. As informações vão surgindo, se cruzando, se conectando e levando ao desfecho do caso. Por ser um livro policial, as pistas vão sendo deixadas ao longo do caminho e dão vontade a quem lê de desvendar o caso junto como detetive. E, claro, que muitos dos personagens tem algo a esconder. As subtramas, que são as histórias dos suspeitos e demais personagens, dão suporte à trama principal, e não se distanciam do eixo central da narrativa.

O essencial da obra, que é a morte de Gabriel Murad é levado até o fim. Tudo que se passa no livro, de algum modo tem ligação com o ocorrido. O próprio passado de Gabriel vai sendo desnudado com as informações colhidas pelo detetive e por M., além das revelações que surgem nos relatos de outros personagens.

Os Contos de New Locked City é um livro que tem bons personagens e uma boa história de suspense, explorada pelo autor de maneira interessante e sustentada ao longo da trama. Alguns eventos que acontecem durante a narrativa poderiam ter levado o autor a fugir do mote central, mas isso não ocorre. P. P. Rodd não desvia a rota de sua trama e usa os acontecimentos secundários a seu favor.

Há muito a ser desvendado pelo leitor sobre essa misteriosa morte. Vale a pena ler.

Foto: Reprodução
Sobre o autor

P. P. Rodd é a mente por trás de todos os mistérios que permeiam Os Contos de New Locked City. Apaixonado por contar histórias desde os quatorze anos, escreveu o livro em meados de 2009, em um blog, dando aos personagens os nomes e características de seus amigos como uma forma de homenageá-los.

Ficha Técnica

Título: Os Contos de New Locked City
Escritor: P. P. Rodd
Editora: Autografia
Edição: 1ª
ISBN: 978-85518-0449-7
Número de Páginas: 192
Ano: 2017
Assunto: Ficção brasileira

2 comentários:

  1. Adorei a resenha. Uma das melhores que já li.

    Nao deixe de conferir outros livros que estou escrevendo no Wattpad.

    Forte abraço,

    P. P. Rodd

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages