[Entrevista] Daniel Jahchan - Tomo Literário


Daniel Jahchan é autor do livro Guerra das Raças e acaba de lançar Imaginetrium. Ao Tomo Literário ele falou sobre seus livros, processo de publicação, novos projetos e muito mais. Confira a entrevista.

Tomo Literário: Você lembra do seu primeiro contato com a literatura? Como foi e quando você decidiu ser escritor?

Daniel Jahchan: Não me lembro ao certo do primeiro contato. Mas lembro bem que comecei escrevendo fanfics de “Os Cavaleiros do Zodíaco”. Eu tinha apenas onze anos e não fazia ideia do que era fanfic, mas eu já estava escrevendo algumas sem saber! haha

Tomo Literário: Guerra das Raças é um dos seus recentes livros e foi o primeiro que você publicou, apesar de não ser o primeiro a ser escrito. Como surgiu a ideia da história?

Daniel Jahchan: Surgiu em uma madrugada no final do ano de 2015. Não me lembro bem no que eu estava pensando, mas a grande sacada foi escrever um livro onde houvesse um conflito entre raças e que justamente este conflito estava impedindo a sociedade de avançar como um todo. Eu queria escrever uma aventura que tivesse um paralelo forte com conflitos da nossa sociedade e acho que fui feliz na tentativa.

Tomo Literário: Quanto tempo levou o processo de escrita até a publicação. E qual foi o maior desafio?

Daniel Jahchan:  Levei ao todo nove meses para escrever tudo. Eu sempre brinco dizendo que foi o mesmo tempo que leva para um filho nascer! Haha

Quanto ao processo, o maior desafio foi manter a empolgação. Acho que todo escritor quer ser lido e comigo não era diferente. Eu tinha medo de não conseguir publicar e ninguém conhecer as minha histórias; mas hoje eu vejo que este medo era bobo, existem muitas plataformas gratuitas e muito acessadas para se publicar histórias (amazon, wattpad, sites de fanfic etc).

Tomo Literário: Dos livros anteriores que você escreveu, tem vontade de publicar algum deles? Caso afirmativo, do que se trata o livro?

Daniel Jahchan: Já pensei nisso, mas a minha escrita é MUITO diferente hoje em dia. Eu teria que reescrever praticamente tudo, então prefiro ir trabalhando as novas ideias mesmo.

Tomo Literário: Você já escreveu fanfics. É um meio que foi importante para aprimorar sua escrita ou você não o fazia com essa pretensão?

Daniel Jahchan: Eu escrevia as fanfics e entregava nas aulas de redação, felizmente a minha professora adorava fantasia e me incentivava muito. Eu aprendi muito com comentários dessa minha professora, então, mesmo sem ter a pretensão, eu já estava estudando o ofício.


Tomo Literário: Você lançou Imaginetrium - Materializando Sonhos, um livro que tem como alvo o público geek e nerd. Como foi a ideia do livro? E como foi fazê-lo em parceria com Andrey Gaio Lima?

Daniel Jahchan:  A mensagem do livro é basicamente reafirmar o valor do sonho. É para o público mais jovem, e eu acho muito importante que crianças sonhem. Todos os grandes feitos começam como sonho e acho que, na sociedade atual, muito é feito apenas por dinheiro e pouco por desejo. Eu nunca tinha escrito nada com outro autor, foi uma experiência muito legal. Eu cheguei com o argumento da história e trabalhamos todo o desenvolvimento juntos.

Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Daniel Jahchan: Sinceramente, a inspiração é a vontade de ser lido. Apenas 15% da minha renda mensal vem da escrita. Não ganho muito com isso. Faço pelo desafio de cada nova história e, principalmente, pelo amor.

Tomo Literário: Você está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos adiantar alguma informação?

Daniel Jahchan: O Imaginetrium acabou de entrar em pré-venda, então estamos focados na divulgação do livro agora. Mas eu e o Andrey já estamos trabalhando em outro livro, “Espíritos de Tormenta – As Lâminas Ancestrais”, que deve sair no começo de 2019.

Tomo Literário: Quais são os escritores que você admira ou que exerceram alguma influência sobre o seu trabalho como escritor?

Daniel Jahchan: A minha principal influencia é J.K. Rowling, mas gosto muito de Raphael Draccon, Machado de Assis, Jorge Amado, Masashi Kishimoto, Sidney Sheldon, Rick Riordan e Tolkien.

Tomo Literário: Que livros, de quais gêneros, você recomenda aos leitores? De que forma esses livros te tocam?

Daniel Jahchan: O que eu mais leio é fantasia, só que também gosto de romance e ficção policial.Recomendo a todos que procurem os livros dos autores que citei acima, todos são ótimos!

Tomo Literário: Deseja deixar algum comentário para os leitores?

Daniel Jahchan: Primeiramente, quero agradecer ao blog por abrir este espaço. É muito bom ver que a literatura nacional é valorizada pelos blogueiros. E gostaria de pedir aos leitores do blog para darem olhada no “Imaginetrium – Materializando Sonhos”, pois eu acho que muitos podem gostar.

Conheça os livros do autor


Guerra das Raças

Os séculos se passaram desde a queda dos donmen. Com eles, a Ordem Igualitária das Raças foi destruída. Seis séculos mergulhados na maior guerra da história. Humanos, elfos, orcs e anões, todos são apenas soldados. Apenas peões na guerra entre angeli e daemon pelo poder. A única coisa que importa na guerra é o lado pelo qual se luta. Mas o mal cria, sem saber, o seu maior inimigo. Distante da guerra, a esperança vive. Um casal de irmãos, aos poucos, vai descobrindo a verdade sobre sua origem. Guiados por um ser mágico, que todos acreditavam estar extinto, seriam eles capazes de unir novamente as raças para contra-atacar aqueles que os oprimiram durante séculos? Para os apaixonados por fantasia e mitologia nórdica, Guerra das Raças – A caça aos desertores garante uma ótima leitura. Aventure-se nessa história cheia de contratempos e personagens cativantes.

Disponível na Amazon.


Imaginetrium

Um sistema onde todos podem ser iguais é aparentemente perfeito. Mas onde se encaixam aqueles que ignoram o roteiro para seguir os seus próprios sonhos?

Eles não se encaixam. Apenas desaparecem.

Imaginetrium é um mundo onde o sonho é poder. As viagens que você faz enquanto dorme são mais valiosas nesse mundo. Não à toa, é conhecido como o Mundo dos Sonhos, e o sonho é a moeda mais valiosa nesse universo fantástico.

Pré-venda na Saraiva.

Acompanhe o autor nas redes sociais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages