Aventura da garota Amanda contra Aedes Aegypti adverte e conscientiza - Tomo Literário

Aventura da garota Amanda contra Aedes Aegypti adverte e conscientiza

Compartilhe


Narrativa fictícia de livro infantil ajuda crianças a conhecer doenças do mundo real e faz alerta sobre a necessidade de combater focos do mosquito aedes aegypti todos os dias

O livro infantil Amanda no país da consciência traz a história de uma garota que luta contra a proliferação do mosquito aedes aegypti e faz campanha de orientação para alertar as pessoas da escola onde estuda sobre os riscos que elas correm.

No retorno às aulas, Amanda sente a falta da amiguinha Lud, acamada pela dengue. Ao chegar em casa, ainda inconformada pela ausência da amiga, busca informações sobre a doenças em livros, revistas e sites informativos. Em uma viagem surpreendente, ela descobre os meios eficazes de combater o mosquito transmissor de muitas doenças, como a dengue, zika e chikyngunya. Na escola, suas ideias são colocadas em prática e fazem sucesso.

Em edição renovada, com ilustrações de Fabiana Salomão, o livro trabalha, ainda, com temas como amizade, consciência de coletividade, meio ambiente e solidariedade, necessários quando o assunto é cuidar, em grupo, da saúde pública e do bem-estar da população.

“Espero que meus livros possam gerar um efeito disseminador de lições de higiene, proteção ambiental e alimentação saudável”, diz o médico pediatra Leonardo Mendes Cardoso, autor dos livros da coleção Aventuras de Amanda, cujos títulos tem intenção de incentivar o leitor a refletir sobre a saúde e bem-estar por meio de situações e desafios vividos por Amanda.

Para Cardoso, as crianças ajudam a melhorar e tornar mais eficazes as formas de combate à dengue feitos pelos adultos. “Os adultos já estão, por questões culturais e educacionais, cheios de vícios, sobretudo quanto aos cuidados com o meio ambiente. Assim, investir na educação infantil talvez seja o único meio de se reverter os maus hábitos que levam ao aumento da incidência de dengue. Este é um processo lento, mas deve começar o quanto antes possível. O efeito multiplicador é fantástico quando as crianças aprendem e reproduzem tais ensinamentos em seus lares e nas suas rodas de convívio social”, diz o autor.

Sobre o autor

Leonardo Mendes Cardoso é mineiro, estudo Medicina pela UFG e se especializou em Pediatria e Medicina Legal, além de ter mestrado em Ciências da Religião pela PUC-GO. É autor de obras de literatura infantil com temas voltados para a educação saudável, além de livros voltados para Medicina Legal e Ciências da Religião. Na Editora do Brasil possui mais de seis publicações. Fala quatro línguas e atualmente leciona Medicina Legal para o Direito da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO \ Campus Goiânia) e na pós-graduação de Perícias Médicas, Auditoria e Gestão em Sistema de Saúde e Ciências Penais e Criminologia Críticas (IPOG).

Sobre a Editora do Brasil

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo - SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 - Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages