Escrita Maldita - Ben Oliveira - Tomo Literário

Escrita Maldita - Ben Oliveira

Compartilhe


“As pessoas acham que os escritores escrevem para os leitores. Elas não se dão conta de como é terapêutico vomitar as memórias, sonhos e ideias fixadas em nossos subconscientes.”

É com esta frase, trecho do livro objeto da resenha, que damos início ao que nos traz o livro de Ben Oliveira, publicado de forma independente. O livro em questão é Escrita Maldita (208 páginas).

A publicação conta a história de Daniel Luckman, um escritor que tornou-se best-seller com seu livro de estréia, Lágrimas Negras. Pela obra de terror que produziu chegou a receber prêmio. Mas, Daniel também tinha um grande sonho, que pode ser concretizado a partir do convite de uma editora. Eis que ele é convidado para escrever um livro em parceria com Laurence Loud, considerado um dos melhores escritores de terror dos últimos tempos e admirado por Daniel. Escrever em parceria com um dos nomes mais consagrados do meio é uma grande realização.

“A editora está querendo um livro de terror escrito por vocês dois, tentando unir o seu estilo tradicional com o contemporâneo, algo que possa agradar a massa de leitores.”

Para que o projeto seja realizado e o livro a quatro mãos se torne uma realidade, Daniel recebe Laurence em sua casa, que fica num lugar bastante afastado dos centros urbanos. Ali eles se dedicam avidamente a escrever o livro. Nem tudo é tão tranquilo quanto parece. Ao escrever o livro, com as tramas que eles elaboram e colocam nas páginas em branco, os tormentos de Daniel vem à tona e uma série de mistérios acontecem. O livro que escrevem desperta coisas adormecidas na vida dos escritores, põe à tona situações inusitadas, inesperadas e até certo ponto tenebrosas.

Ben Oliveira explora de maneira consistente e convincente os sentimentos que permeiam um escritor, bem como suas angústias e percalços para concluir um trabalho. Mas não é só isso, representa, por meio de seus personagens, as inquietações do homem, seus sonhos e um misto de fantasia com realidade. Os personagens da obra são bem construídos e vão se revelando ao longo do livro. Fatos passados que surgem em meio aos outros acontecimentos, clarificam as ações presentes e até futuras dos personagens do livro.

“Dentro do escritório, as horas pareciam voar. Era como se Laurence e Daniel estivessem em outra dimensão. Enquanto Daniel escrevia no teclado silencioso do seu notebook, Laurence gostava dos sonos de suas teclas, de como as folhas preenchiam as palavras. Os dois faziam a mesma coisa, no entanto tocar o seu trabalho materializado era diferente de vê-lo na tela do computador.”

Na primeira parte da obra vários são os elementos que o leitor terá à sua disposição. Tais elementos vão se entrelaçando no avançar das páginas e compondo a história que, na parte dois, caminha para o desfecho. Uma coisa bastante interessante para leitores que gostam de suspense e mistério é que quando você diz: “já sei o que vai acontecer”, Ben Oliveira nos surpreende com um fato novo, que tem total conexão com o enredo e com a vida dos personagens, e que vai produzindo no leitor a vontade de seguir lendo para constatar o que acontecerá com Daniel Luckman e Laurence Loud. Portanto, é um livro que prende a atenção do leitor do início ao fim.

A publicação independente, datada de 2016, traz uma trama envolvente que mexe com a loucura e a sanidade dos personagens, com o mistério e as voltas do passado sombrio, com os sonhos de um escritor e com os sentimentos que o afligem. Toca a solidão do escritor em seu trabalho quase solitário (ainda que no caso do personagem tenha a companhia de outro escritor) e mescla com elementos sobrenaturais que tocam os personagens.

Uma recomendação ao leitor: tenha fôlego. As reviravoltas e surpresas acompanham o leitor até a última parte do livro. Com várias referências literárias e com os contornos psicológicos dos personagens, a história é, sem dúvida, fascinante.

Escrita Maldita é uma obra de terror e suspense que merece destaque.

Foto: Reprodução
Sobre o autor

Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista. Autor do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo – volume 1, que tem mais de 50 mil leituras, e está disponível no Wattpad. Escrita Maldita está disponível na Amazon. Nasceu em 1989, morou grande parte da vida em Campo Grande (MS) e atualmente vive em Blumenau (SC). Mantém o blog sobre livros: www.benoliveira.com.

Ficha Técnica

Título: Escrita Maldita
Escritor: Ben Oliveira
Editora: Independente
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-5700-115-2
Número de Páginas: 208
Ano: 2016
Assunto: Literatura brasileira

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages