[Entrevista] Pedroom Lanne - Tomo Literário


O escritor Pedroom Lanne concedeu entrevista ao Tomo Literário. Fã de literatura fantástica e autores como Edgar Allan Poe, Clive Barker e George Orwell, e escritores nacionais como Érico Veríssimo e Ademir Pascale, ele falou sobre carreira, seus livros, literatura e alienígenas. Leia a entrevista na íntegra.

Tomo Literário: Para iniciar, como se deu o início de sua jornada no meio literário.

Pedroom Lanne: No dia 22 de dezembro de 2012 eu estava em São Thomé das Letras (MG) e me veio a ideia da trama central para escrever um livro de ficção-científica sobre alienígenas. A ideia ficou na minha cabeça até o início de 2013, até dado instante em que me lembrei que isso já tinha acontecido antes, de uma história ter passado pela minha cabeça e se perdido nela, mais de uma, na verdade, algumas, desde os tempos de escola, da 6ª série que me lembre, quando comecei a escrever um livro a mão e larguei, de alguma forma, minha jornada começou ali, mas só veio para o papel e se tornou um livro quando me dei conta que não podia mais deixar as ideias e o desejo de escrever fugirem, então sentei no computador e comecei a escrever aquele que veio a ser meu primeiro livro “Adução, o Dossiê Alienígena”.

Tomo Literário: Você é autor da trilogia Adução. Como surgiu a ideia dos livros?

Pedroom Lane: Na verdade, Adução é um livro só, o qual dividi em três partes e montei uma trilogia quando lancei primeiramente em ebook como forma de facilitar para o leitor, dividindo o preço e o peso do arquivo, já que o livro é um pouco extenso e contém ilustrações e gráficos que em único arquivo chegaria a quase 40 megabytes, isso também facilita para o leitor caso queira abandonar a leitura, aí não precisa comprar a sequência da trilogia, embora, claro, a gente sempre espere e torça para o leitor gostar da história que estamos contando e seguir até o final da leitura.

Mas, tem um detalhe, quando lancei o livro em ebook, sequer era trilogia, na época (2014), era um livro digital em três partes, três “tomos”. Os três tinham a mesma capa, o mesmo título e subtítulo: “Adução – Dossiê de um Transmutado Alienígena”, aí vinham partes 1, 2 e 3. No final de 2014 eu fechei com uma editora para lançar o livro impresso, e como já tinha o ebook, e o ebook estava razoavelmente bem posicionado nas vendas no site Kindle da Amazon, eu fiz um acordo com a editora para manter os ebooks a venda e, após a revisão textual que eles fizeram e algumas melhorias no texto, eu atualizei a versão dos ebooks, aí sim, os transformei em uma trilogia propriamente dita, criando uma capa específica para cada volume e acrescentando um subtítulo diferente para as partes 2 e 3, que então passaram a se subintitular “O Estranho Universo Quântico” e “A Guerra da Inteligência Artificial”, respectivamente. Trilogia foi lançada no começo de 2016, cerca de dois meses após o lançamento do livro impresso que contém a obra completa.

Tomo Literário: Quanto tempo durou o processo de escrita e publicação das obras? Qual foi o seu maior desafio?

Pedroom Lane: O processo de escrita durou um ano, de janeiro de 2013 a janeiro de 2014, depois foram mais cinco meses de revisão enquanto procurava uma editora. Já no segundo semestre de 2014, ainda sem editora, passei a estudar publicá-lo de forma independente valendo-se das plataformas digitais, contratei revisão e passei a trabalhar o lançamento em ebook, que se deu em outubro de 2014, portanto, cerca de nove meses após o término da escrita. Já com o ebook lançado, eu consegui fechar com uma editora em dezembro para lançarem 2015. Como meu livro é grande e cheio de peculiaridades que fogem um pouco do padrão, deu um baita trabalho para a editora diagramar e fechar o livro, aí ele só saiu em novembro de 2015, 22 meses após o término da escrita.

Quanto ao desafio, o maior foi ficar sentando escrevendo até o fim. Na escrita, foi desenvolver a fala prolixa dos alienígenas e a tentativa de traduzir em palavras algo que seria um pensamento mais evoluído, portanto mais complexo que o nosso.

Pra lançar foi fácil, pois sou formado em editoração e trabalho com Internet desde o século passado, então, foi apenas questão de tempo, dedicação e de seguir as dicas pelo caminho, o desafio aqui é só evitar as armadilhas – e têm muitas.

Tomo Literário: Os livros de Adução tocam em diversos assuntos relativos à ciência. Como foi o seu processo de pesquisa para os temas abordados?

Pedroom Lane: Eu fiz uma consulta com três “cientistas” que me ajudaram a abordar com mais precisão muitos dos termos que perpassam a obra em três áreas fundamentais para a história, a biologia, a psicologia e a astronomia. Esses três “cientistas” se consistem de dois parentes próximos e um ex-professor. Além disso, algumas informações eu pude checar com especialistas, como um piloto de avião que conversei etc, o restante pesquisei em livros e, muito, pela Internet.

Sem Internet eu jamais poderia ter escrito um livro de ficção-científica. Lembra daqueles livros que comentei que passaram pela minha cabeça desde a pré-adolescencia? Eram todos de terror e fantasia, pois como eu iria escrever sobre física quântica se sou da área da Comunicação? Nem me passava pela cabeça escrever sobre um assunto tão complexo, nesse sentido, a Internet foi fundamental para pesquisar sobre astrofísica. Se não existissem sites com convertworld ou mesmo o Wikipedia, seria impossível ter escrito este livro, isso sem falar no dicionário online. Apesar disso, algumas enciclopédias, atlas e referências impressas foram importantes fontes para consulta, as quais podem ser encontradas na bibliografia da obra no endereço http://www.pedroom.com.br/portal/weblog/subpages/aducao_biblio.htm. Sobre os assuntos abordados, sem dúvida, falar de física quântica foi o que mais demandou pesquisa ainda assim certamente há furos na que escrevi, dado que o livro nunca passou por uma leitura crítica ou revisão de um astrofísico, mas tudo foi prazeroso, pois são assuntos que sempre me interessei, e escrever sobre eles, sobre diferentes ciências foi um ótima oportunidade para aprender um pouco mais. Descontando o aspecto comunicativo do universo alienígena que desenvolvi, já que essa é minha área de formação, as demais ciências que abordo no livro sempre me cativaram e, nos poucos estudos que tive lá na época do então colegial ou do cursinho e tal, eu gostava e tinha facilidade, tais como a psicologia, a biologia e a astronomia. E temos, claro, a ufologia, que pra mim, como para muitos, vem do cinema e da TV a cabo, coisa que eu sempre me interessei desde a época dos gibis, especialmente os de super-heróis, aliás, desde criança, eu sempre acreditei na existência de alienígenas.

Tomo Literário: O gênero de ficção científica, escritos por autores nacionais, tem conquistado espaço junto aos leitores brasileiros?

Pedroom Lane: Eu não sei medir isso. Eu não sei se é possível atribuir um crescimento do gênero ficção-científica de forma isolada, acho sim que existe um crescimento, talvez, dentro de um contexto mais amplo em que certos gêneros têm se sobressaído no atual retrato da literatura. Conforme o raciocínio acima, se eu te disse que a Internet foi uma facilitadora pra a escrita da minha obra, num é só pra mim, não é? Então tem mais gente pesquisando e se aventurando nessa temática, faz sentido. O que temos, são algumas coisas que indicam isso, como a plataforma Wattpad, na qual temos bastantes textos e escritores brasileiros com milhões de leituras. Somando todos os textos/capítulos, eu tenho lá um “kazinho” de leituras.

Tomo Literário: Está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Pedroom Lanne: Tô escrevendo um novo livro, uma nova história dentro do mesmo universo do primeiro livro e alguns dos mesmos protagonistas, e se o primeiro se chamou ADUÇÃO, o dossiê, agora vem o relatório: ABDUÇÃO – RELATÓRIO DA TERCEIRA ÓRBITA. No mesmo esquema, lançamento em ebook, em tomos separados, formando uma trilogia. Aí depois vem o impresso. Além disso, eu tô tentando viabilizar uma 2ª edição do primeiro livro pra valer, com várias melhorias.

Tomo Literário: Que autores você recomenda ou quais autores influenciaram o seu trabalho como escritor?

Pedroom Lane: Voltando lá pros tempos de escola, a primeira grande influência foi Érico Veríssimo pela leitura do livro As Aventuras de Tibicuera, um índio que vive a história do Brasil, algo que ficou em meu subconsciente até que um dia eu escrevesse uma história do homo-sapiens vivendo a história da evolução pelo espaço. Outros escritores que me influenciaram, a maioria vêm dessa época, quando despertei para o prazer da leitura aos onze anos, Julio Verne, HG Wells, mas eu gostava mais de terror, tipo Stephen King e Poe ou Conan Doyle; a Metamorfose de Kafka é outro livro que li na juventude e em muito formatou meu subconsciente. Entre leituras mais próximas a escrita do livro, Eça de Queiroz me ajudou a inspirar os personagens do livro, mas, o que é preciso destacar, são os livros de não-ficção, de pensadores, especialmente da área da comunicação, da sociologia, da tecnologia ou do jornalismo, que certamente não só influenciaram, mas que tornaram possível eu articular os pensamentos para escrever a história que escrevi, alguns que posso citar são Pierre Levy, Castells, Habermas. Quanto ao jornalista, este é Charles Belitz, autor do livro O Triângulo das Bermudas, que tem um cunho ufológico,  que li pouco antes de ir para São Thomé das Letras. Em São Thomé, a cidade por si só te inspira para a temática alienígena, e a ideia que eu tive para a escrita de Adução, partiu da leitura desse livro. Esse foi o livro cuja leitura criou as ligações cerebrais que deram vida a ideia de Adução e sua respectiva trama central, que seria a conquista do espaço tendo como ponto inicial uma viagem no tempo, não à toa a história começa no Triângulo das Bermudas.

Mas se você me perguntasse por um único autor ao invés de autores, esqueça os nomes acima e: George Orwell.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você indicaria aos leitores e de que maneira esses livros te tocam?

Pedroom Lanne: Indicaria Clive Barker pra quem curte terror, que acho melhor que Stephen King. Acho que a dica que eu daria está fora da literatura, indicaria a leitura dos pensadores clássicos, Maquiavel, Descartes, até mesmo Platão e, idem, aos autores clássicos como Poe,Victor Hugo e os brasileiros, os textos originais, livros que são mais que inspiradores, te ajudam a desenvolver o pensamento e a expandir seus conhecimentos, bem como te inspiram a escrever e a ler mais, bom, pelo menos pra mim, mas creio que é e pode ser para muita gente.

Tomo Literário: Quer deixar algum comentário para os leitores?

Pedroom Lanne: Que leiam e busquem extrair conhecimento, a amadurecer seus pensamentos através do exercício da leitura. Há quem diga que você corresponde aos livros que você tem em sua estante, creio que há um pouco de verdade nessa afirmação.

Foto: Reprodução
Saiba mais sobre o autor

Paulistano, nascido em 1971, mestre em Comunicação Social, webdesigner e jornalista, fã de literatura fantástica e autores como Edgar Allan Poe, Clive Barker e George Orwell, e escritores nacionais como Érico Veríssimo e Ademir Pascale. Fã de jogos de RPG, cards e videogames, além de goleiro e botonista, Pedroom despertou para o mundo da escrita após seu curso de mestrado, quando a obrigação lhe fez perder o medo de escrever, assim, em 2013 passou a se dedicar a literatura de fantasia até que, em 2015, lançou seu primeiro livro Adução, o Dossiê Alienígena, uma obra de ficção-científica que bem expressa sua visão e seus pensamentos sobre a contemporaneidade da sociedade humana e os conflitos que ainda fazem do homem uma criatura longe da perfeição utópica que idealiza nesse primeiro título literário.

Além do livro Adução, o Dossiê Alienigena, Pedroom Lanne possui alguns contos, crônicas e artigos científicos que podem ser acessados a partir de seu site pessoal no endereço:

O site pessoal também possui links para diversas plataformas de publicação do autor, tais como o Wattpad, ISSUU e as mídias sociais que participa, além de matérias que escreve sobre temas diversos em seus blogs e sua produção acadêmica.

Conheça os livros de Pedroom Lane

Adução – O Dossiê Alienígena

Uma família está voltando de férias das Bermudas rumo a Miami quando, durante o voo, algo misterioso ocorre e eles acabam em outra dimensão, em uma Terra paralela habitada por seres que, ao nosso entender, são extraterrestres, mas, no decorrer da narrativa, percebemos que não são tão diferentes de nós mesmos.

Socorridos por tais criaturas, a família inicia um duro aprendizado sobre a nova realidade em um mundo descrito por forças quânticas, para nós, ainda incompreensíveis. Nesse contexto, a obra narra a odisseia evolucionária de um mundo futurista altamente tecnológico, e se foca na adaptação de uma inteligência inferior a um patamar tão mais elevado, que só pode ser descrito como divino ou alienígena, enquanto revela o quanto nós, humanos do século XXI, ainda temos de evoluir.

Disponível na Amazon.

Adução

E-books.

Disponível na Amazon.







Uma Segunda Guerra

Indetectáveis a mero mortais, dois alienígenas provenientes de um futuro muito distante se materializam na calada da noite em meio a um quartel general no deserto do Novo México. O que descobrem sorrateiramente lendo mentes de soldados adormecidos, revela um surpreendente bastidor da Segunda Guerra Mundial que nem uma sumo inteligência superior poderia predizer, revela uma segunda guerra que nunca antes se coube imaginar.

Disponível na Amazon.






A Longa Jornada de Uma Noite Sem Fim

Uma crônica sobre o sono. Ou a falta dele...

Disponível na Amazon.

4 comentários:

  1. Cara, eu sou seu fã. Seu trabalho é tão lindo. Adorei a entrevista. Agora, eu desconhecia essa palavra: "adução". Bom saber o que ela significa.

    Sucesso ao autor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigado, João. O livro do Pedroom Lanne já foi resenhado por mim aqui no blog. Interessantíssimo. Sucesso ao autor. Um abraço. Obs: apaguei o meu comentário duas vezes porque o corretor ortográfico nos prega cada peça.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages