10 Livros e a Morte (Matada ou Morrida) - Tomo Literário

10 Livros e a Morte (Matada ou Morrida)

Compartilhe



Dizia Franz Kafka que “o sentido da vida é que ela termina”.

Depois de ler dois livros que tinham como tema central a morte, me veio a ideia de montar uma lista e compartilhar aqui no blog com os leitores. Seja ficção ou relato de casos reais, a lista traz dez livros que tratam do assunto, por diferentes perspectivas.

Os Condenados
Autor: Andrew Pyper
Editora: DarkSide Books

No livro de Andrew Pyper nós temos a morte e a quase morte. As duas utilizadas de forma a compor uma história de terror, carregada de mistérios rondando os personagens.

O protagonista Daniel escreveu um livro sobre sua experiência de quase morte. Mas não é só isso, ele participa de um grupo de pessoas que viveram a mesma experiência. A história do livro trata também da morte da irmã gêmea de Daniel, tida como um problema para a família, que faleceu aos dezesseis anos de um modo apavorante. O escritor best-seller passa a viver momentos de tormenta com fenômenos sobrenaturais que ocorrem em sua vida e que tem ligação com a irmã morta.

Confissões do Crematório
Autora: Caitlin Doughty
Editora: DarkSide Books

A autora trata em sua obra da morte como uma etapa da vida. Relata no livro sua própria experiência trabalhando seis anos na indústria funerária dos Estados Unidos. Apaixonada pelo assunto ela fez pesquisas sobre o tema, além de ter vivenciado profissionalmente a visão de como as pessoas tratam a morte. No crematório ela teve de atuar de diversas formas e teve contato com várias pessoas que tratavam seus mortos de modos diferentes. O objetivo da autora é demonstrar a morte como algo natural e que deve ser encarado de tal maneira.

Assim Morreram os Ricos e Famosos
Autor: Michael Largo
Editora: Larousse

O livro em questão é, por assim dizer, um obituário portátil. Nele o leitor terá acesso a informações de como personalidades ricas e famosas morreram. São mais de 1.100 casos. O livro aborda desde a morte do cão Lassie, passando por escritores, inventores, atores, até heróis como Zorro. O autor coleta informações e estatísticas sobre o modo americano de morrer. Detalhes mórbidos e alguns ultrajantes são expostos pelo autor. As informações que estão na obra foram pesquisadas em obituários, documentos oficiais e provas forenses da época em que as pessoas citadas morreram. Um livro para quem tem curiosidade e para passar o tempo.

A Definição do Amor
Autor: Jorge Reis-Sá
Editora: Tordesilhas

A esposa de Francisco sofre um acidente vascular cerebral (AVC) e ele tem a notícia de que ela está grávida. Ela tem a morte cerebral decretada, mas há a vida de um filho ou filha por vir. Francisco faz então um diário que vai de maio a outubro, um diário de seu luto. Ele recorda, em seus registros, da vida que teve ao lado da esposa e vai se preparando para sua ausência. Ao mesmo tempo tem de lidar com a vida que chega.  Um livro emocionante que deixa sentimentos à flor da pele.

A Morte de Ivan Ilitch
Autor: Liev Tolstói
Editora: Peirópolis

Estou citando a edição da Peirópolis, em quadrinhos, pois foi a mais recente que li. No livro o personagem que dá título a obra de Tolstói, está doente e nos últimos dias de sua vida. Com medo e angústia, ele passa a questionar a existência. As questões pessoais e a aparência parecem desmoronar quando a morte se aproxima. Um livro clássico que aborda um assunto perene.

A Última Névoa e a Amortalhada
Autora: Maria Luisa Bombal
Editora: Cosac Naify

No livro da escritora chilena, o leitor tem contato com duas histórias que são narradas por duas mulheres que estão mortas. Ao relembrar de momentos que elas viveram, a morte, que é o estágio final, surge para ressaltar a grandeza do ato de estar vivo. É um livro que tem uma narrativa com toque de sensibilidade, que reforça a feminilidade das personagens representadas e desperta o sentido da vida.

Antes de Partir
Autora: Bronnie Ware
Editora: Geração Editorial

A autora relata histórias das últimas semanas vividas por dezessete pacientes terminais, que ela acompanhou como cuidadora. Revela que a percepção do tempo limitado pode aumentar a consciência que temos da vida. Bronnie conta sobre o que estas pessoas gostariam de ter feito em vida e traz lições. Ela própria, busca nas histórias de final de vida dos pacientes, encontrar a sua existência de forma mais plena, lidando com seus dilemas pessoais.

Matar Para Não Morrer
Autora: Mary Del Priore
Editora: Objetiva

Euclides da Cunha invadiu a casa do militar Dilermando de Assis, amante de Saninha, esposa do escritor. Euclides estava disposto a matá-lo. No entanto, foi o autor de Os Sertões quem perdeu a vida, atingido por três balas de revólver. O livro da historiadora conta os meses que antecederam a tragédia e mostra como a imprensa da época transformou Dilermando em vilão. Além do caso do triângulo amoroso, Mary Del Priore faz um panorama do momento histórico com uma vasta pesquisa, demonstrando que Euclides não foi exceção, visto que outros homens foram estimulados pela sociedade para “limpar seu nome”.

Crônica de Uma Morte Anunciada
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record

No livro de Gabriel García Márquez, Nasar, o protagonista, é morto por dois irmãos. Isso o leitor saberá de cara. Com o decorrer da história o autor conta como foi a morte de Nasar. Várias pessoas do local que ele habitava sabiam que sua morte aconteceria, no entanto, ninguém a evitou. O livro tem uma história contada de modo jornalístico. Depois de compartilhar uma noite com seus algozes e acompanhar uma noiva devolvida por não ser virgem, Santiago Nasar caminha para sua morte anunciada.

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Editora: Klick

O ‘defunto-autor’, assim definido pelo próprio Brás Cubas, faz sua crítica à sociedade. Morto, portanto distante do mundo dos vivos, ele trata a partir de suas relações sociais, a sociedade brasileira do século XIX, tocando em seus vícios, o parasitismo e a mesquinharia. O personagem trata dos temas com pessimismo e ironia. É considerado o romance que introduziu o realismo na literatura brasileira.

5 comentários:

  1. Adoro essas listas! Ficou muito bacana.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ben. Também gosto muito dessas listas (tanto de fazer quanto ler). Abraços.

      Excluir
  2. Para de me mostrar esses livros, principalmente sobre a morte kkkkkkkkkkkkkk Vou te bloquear .... Brinks, continua, eu venho depois de morta ler com vc kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages