Personagens Literários de A a Z - Tomo Literário

Personagens Literários de A a Z

Compartilhe


Os livros estão recheados de personagens. Tem para todos os gostos. Tem personagem de boa índole, tem aqueles que cometem atos atrozes, tem outros que são fantasiosos, aqueles que são demasiadamente reais e outros que tem ar de herói... são diversas as personalidades criadas pelos escritores.

Preparei uma lista de personagens de A a Z. Confira:

Adapak: do livro “O Espadachim de Carvão”, de Affonso Solano. Filho de um dos “Quatro Deuses”, vive em Kurgala. Seu corpo não apresenta pelos, sua pele é negra e não tem unhas. Aos 19 ciclos de vida precisa fugir, quando sua terra é invadida, para poder sobreviver. É um leitor de literatura fantástica e um exímio espadachim.

Bento de Albuquerque Santiago: ou simplesmente Bentinho. Personagem de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Sua história é contada no livro, por ele mesmo. Ele se revela como o menino, o advogado e o recluso Dom Casmurro, que dá título ao livro.

Capitolina Prado: mais conhecida como Capitu, do livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Foi pelos olhos profundos e inexplicáveis, que Capitu, uma mulher forte, se consagrou: “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.

Dom Quixote de La Mancha: de Miguel de Cervantes, que tem dois volumes. É um fidalgo que perde a razão por muita leitura de romances de cavalaria e quer imitar os seus heróis. Ele vive aventuras ao lado de Sancho Pança, amigo e companheiro que tem uma visão mais realista.

Ebenezer Scrooge: personagem ganancioso e avarento, protagonista de “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens. Foi nesse personagem que o Tio Patinhas foi inspirado.

Frodo Bolseiro: personagem da trilogia “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien. É um hobbit do Condado que herdou de seu tio um Anel de Sauron e parte com a missão de destruí-lo.

Gavroche: do livro “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. Ele é pouco presente ao longo da obra e se destaca mais ao final. É filho dos Thénardier. Ele percorre as trincheiras área de batalha coletando munições. O personagem pode ter sido inspirado em um menino que aparece numa obra de Eugène Delacroix


Hércule Poirot: principal detetive de Agatha Christie. Sua aparição se deu no primeiro livro da Rainha do Crime, intitulado “O misterioso caso de Styles”. O detetive belga, de bigode, usa a massa cinzenta para revelar crimes. Metódico, astuto, atencioso, não se deixa vencer em nenhum desafio a desvendar.

Ivan Ilicht: personagem central da novela de Liev Tolstói, “A Morte de Ivan Ilicht”. Ivan é um juiz respeitado e se casa por dinheiro. A morte parece ser o alívio de sua dor e da vida de mentiras que acredita viver, mas ele busca o significado da vida.

Jane Marple:  de Agatha Christie, aparece em vários livros da escritora. É uma idosa perspicaz que desvenda crimes de maneira peculiar, com base em seu conhecimento sobre as pessoas de Saint Mary Mead, lugar em que vive. Sua primeira aparição foi no livro “Assassinato na Casa do Pastor”.

Katniss Everdeen: personagem de “Jogos Vorazes” é a protagonista e narradora da série de Suzanne Collins. Ela se torna símbolo de uma rebelião dos doze distritos contra a opressão da capital.

Liesel Meminger: a história da jovem está no livro “A Menina que Roubava Livros”, de Markus Zusak. Uma garota que vive com os pais e se depara com a morte no período da Alemanha nazista. Por meio dos livros que rouba aprende lições com eles.

Margot Roth Spiegelman: personagem do livro “Cidade de Papel”, de John Green. Tem 18 anos, vive com os pais e a irmã. Uma garota bonita, popular e que curte aventuras, além de fazer anotações num caderninho.

Norman Bates: criado pelo escritor Robert Bloch é o protagonista de “Psicose”. Teve uma relação complicada com sua mãe que dizia que o sexo era maligno e que todas as mulheres (exceto ela) eram prostitutas. Gerente do Motel Bates ele comete assassinato vestido com as roupas de sua mãe morta.

Otelo: personagem do livro de mesmo nome, de autoria de William Shakespeare. A obra foi escrita por volta de 1603. Ele se relaciona com Desdemoda. Otelo é um general que atua para o reino de Veneza. A história do livro fala de racismo, traições, amor e ciúme.

Percy Jackson: protagonista da série “Percy Jackson e Os Olimpianos”, de Rick Riordan. No primeiro livro ele é identificado como um garoto de doze anos que sofre de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Ele é revelado filho de Poseidon (deus do mar) e acusam-no de ter roubado o raio do mestre Zeus.



Quasimodo: personagem central do livro “O Corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo. É um corcunda de nascença que vive num campanário de uma catedral, afastado de toda a sociedade e temido pelos habitantes do local. Mais tarde apaixona-se pela cigana Esmeralda e a salva quando ela se envolve em um crime.

Ronald Bilius Weasley: no Brasil é conhecido como Ron ou Ronny. Personagem da série de J. K. Rowling, Harry Potter. O garoto  e Hermione são os melhores amigos de Harry Potter, o bruxo. Sua aparição se dá no primeiro livro. É o sexto de sete filhos de uma família de bruxos de puro-sangue.
 
Scarlett O’Hara: protagonista de “...E o vento levou”, de Margareth Mitchell’s. Ela inicia o livro com 16 anos e ao término tem 28. Ela casa, tem um filho e torna-se viúva.

Tommy e Tuppence Baresford: o casal de detetives de Agatha Christie aparece pela primeira vez no livro “O Inimigo Secreto”, quando ainda eram solteiros. Em outros livros da escritora eles se casam, criam uma agência de detetives, vão envelhecendo e se aposentam. Estão sempre envolvidos com casos de espionagem, mensagens cifradas e segredos de Estado.

Úrsula Iguarán: personagem de “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Márquez. É a viga mestra de sua família e de sua cidade. Mulher forte, ativa, pequena. É, metaforicamente, a mãe de todos.

Veronika: personagem de Paulo Coelho do livro “Veronika Decide Morrer”. É uma jovem eslovena que não aceita a ideia de viver uma vida sem sentido. Decide se matar com uma overdose. O suicídio fracassa, ela é internada e se apaixona.



Willy Wonka: do livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Roald Dahl, que ganhou notoriedade no cinema na versões de 1971 e 2005. É o proprietário da fábrica Wonka, e distribui tíquetes dourados para que entre os que encontrasse o tíquete, fosse escolhido um novo dono para a fábrica. É um personagem excêntrico, que fugiu de casa quando pequeno e cuja lembrança de seu pai o assombra.

Xenofílio Lovegood: faz parte do livro “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, de J. K. Rowling. É um personagem secundário, editor da revista O Pasquim. Ele é viúvo e tem uma filha. Eles moram perto da casa da família Weasley e sua residência tem o formato de um cilindro.

Yaxley: é um comensal da morte e aparece nos livros “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Ele desconfia de Severo Snape quando ele passa informações sobre Harry Potter.

Zaphod Beeblebrox: do escritor  Douglas Adams, em “O Guia do Mochileiro das Galáxias” o personagem é semiprimo de Ford Perfect. Zaphod tem duas cabeças, é metido, egoísta, operou o próprio cérebro e quer encontrar o homem que realmente comanda o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages