O Filho da Natureza - Isis L. M. J. - Tomo Literário
Ano 0050. Sam Shaw vive numa Aldeia em uma floresta. Cinquenta anos antes uma catástrofe  mudou o ecossistema, transformando a fauna e a flora, incluindo pessoas, como os "Coisas”  que segundo o narrador: "era como nos referíamos às pessoas que foram deformadas pela radiação. Eles eram expulsos da Aldeia por se tornarem um tanto agressivos, então viviam escondidos na floresta e normalmente só saiam após o pôr do sol. Havia boatos de que eles se tornaram canibais, mas ninguém ficava fora de casa depois do anoitecer para descobrir." 

Depois da Devastação, uma cidade de nome Survers (advindo de Survivors) abriga os sobreviventes que se dividem em grupos. Sam mora com sua mãe,  seu pai, o amigo Bryan, Dona Margarida e o gato Chuck. Na aldeia todos atuam como marceneiros. A regra imposta pelos pais de Sam é que nunca saía da Aldeia e nunca fique sozinho na floresta. 

Sam Shaw, que narra o livro em primeira pessoa diz: "Eu pertenço à natureza, ao ar livre e quando tiver a oportunidade, é na floresta que eu vou morar." Ele sente que tem uma forte ligação com o local. Algo na floresta desperta sua atenção. 

Misteriosamente um crime acontece com um dos familiares, o que faz uma reviravolta na vida do jovem. Eis que um pronunciamento do governo dá conta de que há um grupo de rebeldes, denominados "Filhos da Natureza", que querem atrapalhar a paz da Nova América  (nome que deram ao país após a devastação). O governo diz que vai identificar a quantidade de irradiação em seus corpos e eliminá-los. 

O grupo de rebeldes foi citado pelo pai de Sam e, trata-se de um grupo de mutantes que sofreram alterações genéticas após a Devastação. Os habitantes da Aldeia não eram os únicos sobreviventes. Sam encontra com Cat, uma das mutantes que o leva para o acampamento, liderado por Steave. 

Sam vai ter grandes revelações nesse local. A história do passado vem à tona. Ele terá que lidar questões pessoais e, com o que diz respeito aos objetivos do governo, que aparentemente não são nada salutares para os sobreviventes da Devastação. Os mutantes são perseguidos e ele também conhecerá mais das habilidades desses seres. 

Steave, que é o líder do grupo "Filhos da Natureza" criou Cat desde pequena. Os mutantes são classificados em categorias e o governo quer criar um G4 (a categoria mais poderosa). No acampamento pode haver intrusos que jogam dos dois lados e aí mora o perigo.


“O Filho da Natureza” é um livro que mistura fantasia, magia, mistério e aventura. Há uma mensagem de apelo ecológico contida no enredo (devastação e preservação), além de questões humanas como medo, sonhos, inquietações e descobertas. Shaw é um personagem cativante, com seu modo meio inocente, mas cheio de galhardia de enfrentar o que aparece. Isso se traduz claramente na maneira como narra o livro. Outrossim, também se expõe frágil em questões que mexem, sobretudo, com seu emocional em questões familiares e as coisas do coração. 

Um país devastado após uma catástrofe, a luta pelo poder de se sobrepor aos mutantes, a visão engessada de um governo tirano e a força de quem se une em prol de um bem comum (sem distinção) ficam como mensagens passadas no plano de fundo da obra. Relações familiares, paixões, traições e muita batalha também são acrescentadas à história criada por Isis. Aliás, aventuras e cenas de ação não faltam. 

Em alguns pontos a história se alonga com divagações dos personagens e planos secundários e em outros o ritmo acelera com batalhas, mortes, conflitos, questionamentos e elucidações sobre o que ronda aquele universo. A narrativa do personagem protagonista é divertida, tem um quê próprio de sua característica rebelde e de espírito livre, o que considero um dos pontos altos do livro. 

“O Filho da Natureza”, de Isis L. M. J. foi publicado pela Editora Arwen em 2016. Um livro que traz um universo de fantasia devastado, a busca pela essência de valores e trata de perdas e de descobertas. Uma boa aventura!  

Foto: Reprodução
Sobre a autora

Ísis L. M. J., conhecida como Ísis Luiza, mora na idade de São José do Rio Preto, São Paulo, onde nasceu num dia 21 de fevereiro. É formada em Produção de Moda, mas escolheu os livros. Apesar de quase nunca sair de casa, ela já viajou o mundo da leitura. Quando não está especulando sobre universos paralelos de super-heróis, está assistindo filmes de dinossauros. Você pode encontrar mais informações sobre Ìsis e novidades sobre os livros na página oficial do Twitter e Facebook: Filhos da Natureza.

Ficha Técnica 
Título: O Filho da Natureza 
Escritor: Isis L. M. J. 
Editora: Arwen 
Edição: 1ª 
ISBN: 978-85-68255-50-6 
Número de Páginas: 242 
Ano: 2016
Assunto: Literatura brasileira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages