Batman Arkham Knight – Marv Wolfman - Tomo Literário

Batman Arkham Knight – Marv Wolfman

Compartilhe
“Batman - Arkham Knight”, de Marv Wolfman, é  a novelização do game  criado pela equipe de Rocksteady. O livro foi publicado no Brasil pela DarkSide Books em 2016 e a tradução foi realizada por Alexandre Callari.

"Nove meses antes..."  Coringa morre e sua marca de obsessão homicida foi com ele. No entanto, é sabido que outros podem ocupar o seu lugar e aterrorizar Gotham City. Vários são os vilões  que enxergam a cidade como uma terra próspera para a prática de seus crimes.

Por nove meses Gotham enfrentou um ou outro confronto, mas nada de proporções homéricas. Eis que a cidade recebe a ameaça do Espantalho. Uma toxina pode ser lançada sobre os 6,3 milhões de habitantes. James Gordon, o comissário de polícia, organiza o êxodo dos moradores para protegê-los. O caos está instalado e ele possui poucos homens para as missões.

Batman, o Homem-Morcego, entra em ação para descobrir os planos de Espantalho  e impedi-lo de causar mal a Gotham. Tendo como Oráculo Bárbara Gordon, a filha de James, que outrora atuara como Batgirl, ele segue a jornada.  Ela o auxilia a partir da Torre do Relógio,  de onde tem uma visão vigilante sobre a cidade. Alfred, o mordomo de Bruce Wayne, também auxilia à distância.

Bárbara carrega consigo o dilema de contar a verdade para seu pai sobre sua história pregressa ou mantê-la em segredo. Ele nada sabe sobre sua atuação como heroína e como Oráculo de Batman. James Gordon carrega certo trauma pelo fato a filha ter ficado paraplégica por conta da ação de um temível vilão.

Espantalho anseia ver Batman presenciar Gotham sucumbir com sua toxina do medo. Quer destruir a mente do Homem-Morcego. "Se a toxina do medo afetasse alguns poucos milhares de cidadãos decentes, transformando-os em assassinos paranoicos que viam demônios em todos os lugares, eles poderiam facilmente matar outros milhares."

Em busca de salvar reféns que estão aprisionados por mercenários a mando de Espantalho, Batman encontra outro vilão: Arkham Knight. Ele, assim como Espantalho, deseja acabar com o Cavaleiro das Trevas, mas não sem antes vê-lo sofrer. Batman nada sabe sobre Arkham, muito embora este conheça coisas sobre o Homem-Morcego que, somente alguém bem próximo saberia.

Batman vai se deparar com Hera Venenosa, Charada, Duas Caras, Pinguim e Arlequina. Ele precisa conter os avanços de Espantalho que vai espalhar a toxina do medo sobre Gotham, utilizando-se de uma poderosa máquina. Até o primeiro Robin, hoje Asa Noturna, pode ajudá-lo. E o parceiro atual, o terceiro Robin, também entrará em ação.

O Homem-Morcego vai ter de lidar com sua relação abalada com Gordon e enfrentar a contaminação que sofreu com a toxina de Espantalho e o sangue de Coringa. Alguns momentos conturbados em sua mente o colocam entre a realidade e o imaginário, entre o agora e lembranças, entre fatos e desejos. As ações de seus inimigos tentam miná-lo a todo custo.

Batman é um personagem de renome criado pela DC Entertainment e que há muito povoa o imaginário do universo das histórias em quadrinho, dos filmes, animações e toda sorte de objetos que se relacionam com sua performance  (bonecos, canecas, camisetas entre outros). Nessa história, ele mais uma vez, tem de tratar de vilões e proteger Gotham. A novelização do game tem um roteiro interessante que estimula o leitor a desvendar com o Homem-Morcego os próximos passos de seus rivais.  A mistura do presente e passado, memória e alucinações,  sonho e realidade, coloca o leitor num jogo dentro da mente de Batman.

Não faltam boas cenas de ação e reviravoltas que pegam-nos de surpresa. Esse fator é bem explorado e, logicamente, torna a narrativa mais atrativa. Bem como os personagens que vão surgindo ao longo da história exercem um papel importante na constituição do enredo. Tudo costurado para confundir, ludibriar e surpreender o expectador/leitor.

Batman - Arkham Knight é um livro repleto de aventuras do Cavaleiro das Trevas e a DarkSide, mais uma vez, apresenta um projeto gráfico de qualidade.  A capa preta e com inscrições em baixo relevo, e o símbolo do Homem-Morcego no centro são de encher os olhos de qualquer colecionador ou aficionado pelo personagem.

O autor não se prende em detalhar os cenários, o que torna o livro ágil e com ritmo. O foco fica para as ações dos personagens, seus dilemas e os diálogos. Os capítulos são curtos, o texto é rápido e o desencantamento das ações nos leva para dentro da história.

Fãs do morcego, não deixem de ler.

Sobre o autor

Foto: Reprodução
Marv Wolfman vem escrevendo aventuras dos mais famosos personagens de histórias em quadrinhos, incluindo Batman, Superman, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico. Ele é cocriador dos Novos Titãs, do Exterminador e do Nova, e escreveu a maxissérie Crise nas Infinitas Terras, que mudou o universo dos quadrinhos. No mundo dos videogames, contribuiu para Green Lantern, o jogo on-line para múltiplos jogadores da DCU-Online; Superman Returns; Dark Knight Returns; Flash, entre outros. Seus romances incluem Crisis on Infinite Earths, Superman Returns e The Oz Ecounter. Entre seus prêmios se destacam o Will Eisner Hal of Fame Award, o National Jewish Council Book Awards e o Scribe Award for Speculative Fiction (por Superman Returns).

Ficha Técnica
Título: Batman Arkham Knight
Escritor: Marv Wolfman
Editora: DarkSide Books
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-66636-82-6
Número de Páginas: 269
Ano: 2016 
Assunto: Literatura norte-americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages