Desista! E outras histórias de Franz Kafka - Franz Kafka - Tomo Literário

Desista! E outras histórias de Franz Kafka - Franz Kafka

Compartilhe
“Desista! E outras histórias de Franz Kafka”, foi publicado pela Editora Conrad em 2008. O livro traz nove histórias de Kafka, das quais sete apresentam texto integral, e são ilustradas por Peter Kuper.

Em quadrinhos, o livro apresenta “Uma pequena fábula”, “A ponte”, “Desista”, o texto abreviado de “Um artista da fome” e de “Um fractícidio”, além de “O timoneiro”, “As árvores”, “O abutre” e “O pião”.

As ilustrações em conjunto com os textos sombrios de Kafka resultam numa combinação perfeita. Apesar de curtas as histórias são cheias de angústia humana e de imagens desesperadas que podem ser encontradas nos textos kafkanianos.

Ver grandes clássicos ou histórias de autores renomados em quadrinhos pode parecer apenas um apetrecho comercial, mas não é assim. Quando nos deparamos com textos combinados com desenhos bastante representativos, a coisa muda de figura, vez que a história em quadrinho pode dar ainda mais qualidade ao texto daquele autor. É o que acontece nesse livro.

As nove histórias são muito bem representadas e os traços fortes de Peter Kuper nos colocam dentro do texto. O mundo pode ficar pequeno, você pode não saber o caminho, a fome pode perder seu ar espetaculoso quando é colocada no lugar de espetáculo, um crime pode acontecer, um timoneiro desconhecido pode conduzir a vida de quem se arrasta sem rumo... Kafka representa as questões humanas metaforicamente e as ilustrações se unem para levar o leitor a esse universo de absurdo, dúvida, vazio e solidão.

Comprei o livro na Bienal Internacional do Livro de São Paulo por tratar-se de Franz Kafka e eis que tive uma grata surpresa. Recomendo!

Sobre o autor

Franz Kafka nasceu em Praga, em 1883. Formou-se em Direito e trabalhou durante quatorze anos em uma empresa semi-estatal de seguros. Embora a escrita fosse seu único interesse,ela nunca serviu para pagar as contas. Publicou poucas de suas histórias em vida, antes de morrer de tuberculose aos 40 anos de idade, em 1924. Max Brad, grande amigo de Kafka, ignorou o pedido para que os manuscritos fossem queimados após sua morte, e começou a editar e publicar o trabalho de Kafka no mesmo ano em que ele morreu.
 
Sobre o ilustrador

Peter Kuper nasceu em Cleveland, nos Estados Unidos, em 1958. Tornou-se conhecido ao assumir a série “Spy vs. Spy” na revista Mad após a apsentadoria do criador dos personagens, o cubado Antonio Prohías. Kuper é autor de várias obras de quadrinhos, incluindo uma adaptação de A Metamorfose, de Franz Kafka. Suas ilustrações aparecem regularmente no Times, no New York Times e na Business Week.

Ficha Técnica
Título: Desista! E outras histórias de Franz Kafka
Escritor: Franz Kafka
Editora: Conrad
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-7616-282-7
Número de Páginas: 70
Ano: 2008
Assunto: Ficção alemã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages