A noite dos mortos-vivos - John Russo - Tomo Literário
“Pense em todas as pessoas que já viveram e morreram e que nunca mais verão as árvores, a grama ou o sol.
Tudo parece tão breve, tão... inútil, não é? Viver um pouquinho e depois morrer? Tudo parece resultar em nada.
Ainda assim, de certa forma, é fácil invejar os mortos.
Eles estão além da vida, além da morte.”

Parte integrante de um box da Editora Darkside com livros inspirados em filmes, “A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos”,  do escritor John Russo, foi publicado em 2014 com 320 páginas e tradução de Lucas Magdiel. No box o referido livro é acompanhado de outros dois clássicos: “Psicose” e “Os Goonies”.

O livro é baseado no filme de George Romero, que virou uma grande referência para os filmes de terror, sobretudo os que tratam de zumbis.  Ícone da cultura pop, é considerado uma das maiores obras-primas do gênero. The Walking Dead e Resident Evil, por exemplo, certamente carregam a essência de “A Noite dos Mortos-Vivos”, em que zumbis são tratados como seres infecciosos e invariavelmente canibais.

Para quem gosta do gênero de terror é um livro de leitura obrigatória. O livro apresenta duas histórias: a primeira, chamada de “A Noite dos Mortos Vivos” é a inspirada no filme de mesmo nome. Na segunda parte, temos o romance “A Volta dos Mortos-Vivos” que é uma continuação do clássico, mas que permanece inédito nos cinemas até hoje. Fãs do filme se deleitarão com o livro inteiro, mas de certo que terão um gostinho especial com a segunda parte do livro.

Pelo simples fato de ser um filme clássico a leitura já valeria, no entanto, não é só por isso, é um livro com um enredo bem montado e que prende o leitor. 


A história tem os irmãos Johnny e Bárbara que vão visitar o tumulo de seu pai numa região afastada. A presença do cemitério na história já coloca o leitor na atmosfera do que há por vir. Lá eles são atacados por um homem estranho de roupas esfarrapadas e que tem um comportamento ensandecido. Bárbara foge para uma casa de fazenda, onde encontra Ben. Os dois tem de lutar pela sobrevivência enquanto são perseguidos por esse seres de aparência horripilante, os zumbis, que são cadáveres que retornaram de algum modo à vida.

Viver a história de Ben, Bárbara e outros personagens que buscam fugir dos seres que comem carne humana é de arrepiar. E, na medida que o livro avança, vamos nos sentindo acuados, perseguidos, aprisionados como os personagens que buscam a todo custo safar-se desses seres terríveis. Isso, sem dúvida, é um ponto forte da obra de John Russo

Na continuação da história outro grupo se vê perseguido, após dez anos dos primeiros ataques, que pareciam ter cessado. Como precauções não foram tomadas, os zumbis retornam, causando caos, pânico e violência. Nesse segundo texto, John Russo certamente aprimorou os elementos usados em sua primeira história e os personagens, mais uma vez, colocam o leitor dentro da história sufocante e aterrorizante.

Mais uma vez vale a pena tecer considerações positivas acerca do trabalho primoroso da DarkSide Books. A caixa com os livros traz marcadores e o projeto gráfico das edições são de deixar qualquer fã do gênero, babando.

É um livro de terror que não pode faltar na estante, nem nas listas de melhores livros do gênero. Para quem adora zumbis e ainda não leu, fica a dica, porque esse é o precursor do estilo que hoje abarca fãs de diversas nacionalidades e idades.

Sobre o autor
Foto: Reprodução

John Russo é escritor, roteirista e diretor, conhecido por sua participação na obra seminal de George Romero: A Noite dos Mortos-Vivos, datado de 1968. Escreveu os roteiros para Midnight (1982), filme que também dirigiu; The Returno of the Living Dead (1985) e Night  of the Living Dead (1990). Atuou em pequenos papéis como ator, o mais conhecido deles como o zumbi não creditado do clássico de 1968. Seus livros como sobre fazer filmes de baixo orçamento – Making Movies e Scare Tactics – são considerados Bíblias do cinema independente e reverenciados por nomes como Steven Spielberg, George Lucas, Stephen King e Quentin Tarantino.

Ficha Técnica
Título: A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos
Escritor: John Russo
Editora: Darkside
ISBN: 978-85-66636-21-5
Edição: 1ª
Número de Páginas: 320
Ano:2014
Assunto: Terror

Confira o trailer do filme de 1968.



Um comentário:

  1. Eu AMO este livro!! E o filme também. Apesar de ser bem trash, ainda assim adoro!

    Resenha lindaaaaa!

    Bjkas

    Lelê

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages