Sumiço da Lua - Paulo José Pires - Tomo Literário

Sumiço da Lua - Paulo José Pires

Compartilhe
O livro “Sumiço da Lua” é do escritor Paulo José Pires e foi publicado pela Editora Autografia em 2015. O título do livro alude ao título de um dos contos, que conta sobre o desparecimento da lua, e provoca certo alvoroço e muitas teorias para o acontecimento. 

Na publicação são apresentados 10 contos do autor, cada um com o seu estilo próprio e uma história divertida para ler.

Em “Cadeira de Balanço”, alguns diálogos dos personagens ganham realismo, sendo escritos da maneira como eles falam. Um exemplo disso é o trecho abaixo:

“_ Tá, o moço. Vê: minha mulher vai achar estranho, vai reclamar, vai tudo. Mas quem vai sentar? Eu ou ela? Bão, já vou indo. Se voismecê quizé tomar um cafezinho, conversar um pouquinho é só perguntá pela casa do Zé da Curva.”

Num outro texto, vê-se uma abordagem completamente diferente. Uma família se vê diante de um ponto que surge na casa, e se espalha por toda ela. A dona da casa, a pinta, para que o ponto não apareça, não cresça. O ponto então aparece no pé do filho e no marido.  "O Estranho Ponto", que por ser estranho, torna-se até engraçado, é um conto mais fantasioso, como outros que também estão na obra.

Em “Sumiço da Lua” (o livro), vamos ler  ainda sobre um suicida e sobre um homem que transforma-se em mosca (num primeiro momento pode parecer suma referência ao clássico ‘A Metamorfose”, de Franz Kafka, no qual um homem se transforma numa barata), no entanto, a história tem outro foco.
No conto “Manequim”, um homem se apaixona por uma boneca da vitrine. Mas há algo de estranho nela. Um segredo será revelado e surpreende o leitor.

Violeiro,  A Dama do Brasil, A Mulher de Lilás e Imagem são outros dos contos.

“Qual será a finalidade de ter uma pessoa igual a você? Será comum? Será comida? Mental? ou espiritual? Mas não deixa de ser interessante ter uma pessoa que sente o que você sente, pensa o que você pensa, se fere quando você se fere. Isso consegue transcender o amor, amizade, o amor e amiza­de entre irmãos. O fantástico é essa presença quase divina.” (Trecho de Imagem, em que uma mulher encontra outra idêntica a ela.

Com histórias que tem realismo ou com histórias fantasiosas, o livro tem 10 contos para ler e se distrair. Com 88 páginas a leitura é rápida e dá para concluir num único fôlego.

Sobre o autor
Paulo José Pires é jornalista, escritor, blogueiro, curioso, webdesigner e mantém o site “Dica de Teatro” – www.dicadeteatro.com.br.

Ficha Técnica
Título: Sumiço da Lua
Escritor: Paulo José Pires
Editora: Autografia
ISBN: 978-85-552-6047-6
Edição: 1ª
Número de Páginas: 88
Ano: 2015
Assunto: Contos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages