Onde Cantam os Pássaros - Evie Wyld - Tomo Literário

Onde Cantam os Pássaros - Evie Wyld

Compartilhe
“Outra ovelha, mutilada e coberta de sangue, as vísceras ainda frescas e o vapor subindo dela como um pudim recém-cozido. Corvos esvoaçam e crocitam, com os bicos reluzentes, e quando agito meu cajado eles voam para as árvores, observando, abrindo suas asas. Cantando, se é que se pode dizer isso.”

É com esse parágrafo que começamos a leitura do livro “Onde Cantam os Pássaros”, de Evie Wyld, publicado pela Editora Darkside Books em 2015. Certamente as primeiras linhas causam frisson no leitor.

Jake Whyte é a protagonista do livro. A mulher vive numa fazenda e como companhia ela tem Cão (um cachorro) e as ovelhas, que por vezes são mortas misteriosamente. Eis um dos mistérios que pairam acerca de Jake. Quem mata as ovelhas? Ou o que mata as ovelhas? Seria algum humano, algum ser de natureza desconhecida, animais da região como uma raposa? Ou crianças cometem esse ato contra os animais indefesos?

Elas, as ovelhas, ficam completamente destroçadas no campo. No entanto, além do mistério que paira sobre a morte dos animais, a personagem Jake também carrega seus mistérios. Ela tem um passado não revelado, cujas marcas nas costas podem ser a explicação sobre o que aconteceu outrora.

O livro é engenhoso e há passagens que provocam verdadeiros arrepios. Em certos pontos a trama nos dá uma impressão diferente do que vai se revelar mais adiante. Há, sem dúvida, uma boa dosagem de suspense e terror (sobretudo na descrição das mortes das ovelhas).

A história é contada de maneira que o presente e o passado se fundem, em capítulos diferentes. Como não há uma ordem cronológica, a mistura do pretérito com os dias atuais, vai se delineando no entendimento do leitor na medida em que a leitura avança.

Certos momentos do livro pensei em várias hipóteses para a história de Jake e para o casos das ovelhas, no entanto, outras foram as respostas da autora do livro. O final talvez não seja surpreendente, mas é de fato inesperado. E de certo vai agradar alguns leitores, mas desagradar a tantos outros. Isso, contudo, não inviabiliza a leitura, porque como dito, o final não é esperado.

É de praxe tecermos elogios ao projeto gráfico de edição da Darkside. E sem dúvida, a capa é muito bonita e o interior da edição também é de qualidade.

Evie Wyld, a escritora, foi premiada pelo livro com o Miles Franklin Award, o mais importante prêmio literário australiano. Ganhou ainda o britânico Jerwood Fiction Uncovered Prize e o Barnes & Noble Discover Award, oferecida pela livraria norte-americana aos autores novos que tenham destaque.

Ficha Técnica
Título: Onde Cantam os Pássaros
Escritor: Evie Wyld
Editora: Darkside
ISBN: 978-85-66636-35-9
Edição: 1ª
Número de Páginas: 256
Ano: 2015
Assunto: Literatura inglesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages