A Mulher Silenciosa - A. S. A. Harrison - Tomo Literário

A Mulher Silenciosa - A. S. A. Harrison

Compartilhe
“... ambos sabem que ele é um adúltero, e ele sabe que ela sabe, mas a questão é que as aparências, as importantíssimas aparências, devem ser mantidas, a ilusão de que está tudo bem e não há nada com que se preocupar.”

Jodi Brett é casada com Todd Gilbert, que se envolve com a jovem Natasha, filha de um dos seus melhores amigos, Dean Kovacs. O envolvimento vai ficando cada vez mais sério e se consolida quando eles fazem uma viagem programada pela moça. Naquela viagem algo mais acontece.

Jodi, a esposa que outrora suspeitava de traições de seus marido, confirma todas as suas suspeitas. Embora levasse uma vida em que nada aparentemente afetava o relacionamento, ela sabe da traição e, não há como negar. Outra  notícia bombástica rompe a barreira das aparências. A traição está mais do que consumada.

“O grande dom de Jodi é seu silêncio, e ele sempre adorou isso, o fato de ela saber como levar a própria vida, tomar as próprias decisões, mas o silêncio também é sua arma.” Eis uma descrição do livro que nos leva a compreender a mulher silenciosa.

Psicóloga, esposa, uma mulher aparentemente centrada, mas que se vê num tumulto interno em decorrência  da traição de seu marido. Suspeita, confirmação, negação. A partir do momento em que não consegue mais se segurar ela é capaz de um ato que não pensava: torna-se a assassina do marido.

Muitos que leram a resenha até aqui podem acreditar que soltei um spoiler, mas não é  verdade. A informação de que Jodi matou o marido vem logo no segundo parágrafo do livro. É a partir daí que a história é contada, de como essa mulher se comportou e os motivos que a levaram até a consumação do ato.

“Todd não é um homem fácil de se conviver, e ainda assim ela conseguiu manter sua união, criar e preservar uma vida agradável e pacífica para os dois.” A pergunta logo vem, até quando?

A relação abalada e sucessivos golpes durante a separação certamente abalaram a estrutura psicológica de Jodi. Muitas coisas levaram a mulher ao ato criminoso.

A narrativa de Harrison, no livro “A Mulher Silenciosa”, publicado pela Editora Intrínseca em 2014 é impactante. Embora tenha alguns momentos de lentidão na história, foi preciso pela formulação adotada pela escritora que nos leva a conhecer profundamente os detalhes psicológicos dos personagens envolvidos. Ela é capaz de descrever bem os sentimentos do casal, suas dissimulações e o jogo psicológico que usam. E cria, de forma surpreendente, uma história com reviravoltas engenhosas.

A história é devastadora que suga o leitor para a vida de Jodi (a mulher silenciosa). E mesmo sabendo que ela cometeu um crime, de certo modo ela ganha a simpatia do leitor. A leitura começa com o questionamento da razão do silêncio da tal mulher. E o livro nos dá a resposta. Quem é essa tal mulher silenciosa? Qual a razão de seu silêncio?

Harrison fez um livro de suspense psicológico louvável, colocando no cerne da questão os motivos e as dissimulações que abalam relacionamentos. Leitura altamente recomendada!

Ficha Técnica
Título: A Mulher Silenciosa
Escritor: A S A Harrison
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-522-4
Edição: 1ª
Número de Páginas: 256
Ano: 2014
Assunto: Romance canadense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages