A Fome de Nelson - Adriana Armony - Tomo Literário
Nelson Rodrigues. Possivelmente você conheça esse nome. É assim que se chama o  personagem central do livro de Adriana Armony, “A Fome de Nelson”, que foi publicado pela Editora Record em 2005.

Nelson se apaixona por uma bailarina, e está perto da morte. Perto da morte, porque nos tempos da história a tuberculose era uma doença que predestinava o doente a esse fim. Eros Volúsia é o nome da paixão de Nelson. Ao mesmo tempo que busca sua paixão não correspondida, Nelson enfrenta a morte de seu querido irmão, que fora assassinado e a internação no sanatório paulista para curar sua doença.

O livro é um romance, mas há inspirações na vida do Nelson Rodrigues escritor, aquele que conhecemos e por quem Adriana Armony é apaixonada pela obra e profunda conhecedora. Adriana, a autora do livro, fez uma tese de doutorado que tratava de Nelson Rodrigues como leitor de Dostoiéviski.

Há um misto que o narrador do livro nos dá. Mistura-se realidade, ficção e um pouco de alucinação. Teria o narrador sido um contemporâneo do personagem principal e com ele teria mantido certa relação, ainda que não tão próxima, sobretudo quando estiveram ambos no sanatorinho situado em Campos do Jordão, cidade do interior paulista.

O impacto causado em Nelson pela morte do irmão, a paixão não correspondida pela bailarina e sua internação de certo influenciaram em muito os personagens que povoam suas obras. Personagens estes que carregam certa angústia e atordoamento, como Nelson.

“Em frente ao computador, os olhos irritados pela luminosidade da tela, tento me imaginar entrando na enfermaria do Sanatorinho pela primeira vez. Eu mesmo passei por essa sensação, eu mesmo já fui ofuscado por aquela brancura de sonho; mas eu não era Nelson Rodrigues, não amara Eros Volúsia, nem pensei uma vez vingar o sangue da minha família.”

A mistura do real e do ficcional nos dá um gosto de querer mais. Querer conhecer mais sobre Nelson Rodrigues, querer mais na história contada no livro, querer mais detalhes. De qualquer forma, o livro desperta esse interesse e teve sua missão cumprida. Uma boa leitura!

Ficha Técnica
Título: A Fome de Nelson
Escritor: Adriana Armony
Editora: Record
ISBN: 978-85-01-07172-2
Edição: 1ª
Número de Páginas: 110
Ano: 2005
Assunto: Romance brasileiro

Um comentário:

  1. Adoro livros que brincam com esse jogo entre ficção e realidade. Parece ser bem interessante!
    Abraços
    [Blog do Ben Oliveira]

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages