Surpreendente - Maurício Gomyde - Tomo Literário

Surpreendente - Maurício Gomyde

Compartilhe


Pedro, o protagonista do livro “Supreendente”, do escritor Maurício Gomyde, tem o sonho de produzir um filme e ganhar um prêmio, o Cacau de Ouro. Ele trabalha numa locadora na periferia e tem um problema que pode lhe custar a continuidade de seguir o seu projeto.

O jovem carrega consigo um olho turco, que todos chamam de olho grego, como um amuleto. O objeto foi dado por sua avó. Os pais de Pedro estão passando por um processo difícil de separação, mas aparentemente ele lidará bem com isso.

Depois de um episódio que o abala, todas as certezas que teria parecem fugir de seu controle. Numa viagem com os amigos Mayla, Fit e Crystal (a jovem por quem está se apaixonando) eles vão montar um filme, dirigido por Pedro apresentando tudo que viverem durante a jornada.

Pedro aceita a viagem, mas tem um segredo que ele carrega consigo e outros segredos que vai desvendar durante o período em que passa ao lado de seus amigos e de sua avó.

“(...) sempre haverá a chance de você conseguir uma jogada realmente supreendente, aquela que ninguém jamais tentou. E não se esqueça de que, dependendo do momento, o adversário até pode querer ser surpreendido...”

O cinema é a forma que Pedro tem para mudar o mundo. Embora ele tenha contrariado a medicina com a estagnação da doença degenerativa que acomete sua visão e o levaria a cegueira, Pedro se vê diante de novos velhos problemas. Tudo parece mudar a partir daquele episódio na locadora que mudará o seu futuro. 

A vida não tem script e ele viverá momentos de baixa auto-estima, mas também de superação. Há reencontros, desencontros, amor e paixão. Há laços abalados e laços reconstituídos de relações que se desgastam ou que parecem pautadas na mentira, sob o argumento de proteção.

A história contada por Maurício Gomyde, e publicada pela Editora Intrínseca em 2015, traz em suas 272 páginas uma história que tem certa previsibilidade, mas que não deixa de ser encantadora. Lidar com os clichês que cercam a vida faz parte, e o personagem e seu grupo de amigos vivem isso. Superação, motivação, sonhos e relações estão aí para serem carregadas de clichês. Fato é que a história é bem contada, bem construída e apresenta ao leitor num texto prazeroso.

O livro usa como pano de fundo o cinema (paixão do personagem central) e por vezes durante a leitura cheguei a imaginar o filme roteirizado para o cinema. 

Boa leitura! 

Ficha Técnica
Título:  Surpreendente
Escritor: Mauricio Gomyde
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-808-9
Edição: 1ª
Número de Páginas: 272
Ano: 2015
Assunto: Romance brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages