Fábulas Selecionadas - La Fontaine - Tomo Literário

Fábulas Selecionadas - La Fontaine

Compartilhe
“Fábulas Selecionadas” reúne textos escolhidos por La Fontaine. A edição da Editora Cosac Naify, em capa dura, foi publicada em 2013.

La Fontaine reuniu algumas fábulas que são apresentadas não em prosa, como era de se esperar por ser uma característica do gênero. Segundo o próprio autor resolveu colocá-las em verso para dar um toque de novidade a textos por muitos já conhecidos.

“Considerei entretanto que, sendo essa fábulas conhecidas por todo mundo, nada eu faria se não as tornasse novas por alguns traços que realçassem seu sabor. É o que se pode hoje em dia. Novidade e diversão é o que se quer. Não chamo de diversão a que provoca o riso; mas um certo encanto, um tom agradável que se pode dar a assunto de todo tipo, até mesmo os mais sérios.”

Na publicação temos 36 fábulas dispostas ao longo das 137 páginas da edição bilíngue (português e francês) e todas são ilustradas por Alexander Calder.

O posfácio do livro é de autoria do próprio Jean de La Fontaine e o texto teria sido o prefácio da primeira edição de fábulas, que ocorreu em 1668. Bastante curioso observarmos o que descreve La Fontaine nessa parte do texto explicando o conteúdo do livro e suas escolhas.

Estamos quatro séculos a frente de quando os textos foram escritos e é impressionante como muitos deles apresentam uma linguagem figurada para os tempos atuais. É possível aplicar muitos dos atos relatados nas fáculas aos comportamentos do ser humano ou as situações que vive hoje. Embora sejam textos mais rebuscados, em certos aspectos, há muita contemporaneidade. Talvez seja essa a função da fábula, ir além do seu tempo e deixar pequenas ou grandes lições a quem as lê. A possibilidade de aplicá-las aos dias atuais e de identificar ações humanas conhecidas é uma das coisas que mais fascinam na leitura de fábulas como essas.

O valor da obra está em seu conteúdo, como era esperado de algo de La Fontaine. Encantador de certo é um bom adjetivo para definir a obra. O livro tem uma bela edição, inclusive gráfica. É daqueles livros que se pode ler num único sopro.

Seja pelo autor, ou pelo texto, vale a pena ler e reler.

Ficha Técnica
Título: Fábulas Selecionadas
Escritor: La Fontaine
Editora: Cosac Naify
ISBN: 978-85-405-0351-9
Edição: 1ª
Número de Páginas: 137
Ano: 2013
Assunto: Fábulas / Literatura infantojuvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages