O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman - Tomo Literário

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Compartilhe


“O Oceano no Fim do Caminho”, de Neil Gaiman foi publicado em 2013 pela Editora Intrínseca e é o primeiro romance adulto do autor.


No livro, um homem volta a casa em que viveu na infância para um funeral e de lá vai até um lugar próximo, no final do caminho, onde conheceu uma garota, Lettie Hempstock. A menina morava com a mãe e a avó.


Ao se sentar à beira do lago a sua memória é reavivada e ele passa a contar-nos o que viveu quarenta anos antes, quando se deparou com um homem morto dentro do carro de seu pai. O homem era um inquilino da família e se suicidara.


Aos sete anos foi o primeiro contato com o lado obscuro da vida e o faz pensar e encarar tudo isso de uma maneira fantástica e aterrorizante. Por vezes o pensamento do garoto torna-se melancólico ou carregado de emoção, outras tantas nos põe em dúvida sobre a existência de uma realidade paralela, sua maneira singular de interpretar os fatos ou sua fantasia infantil que toma corpo de história extraordinária. Pode ser tudo isso ou nada  disso.


Gaiman provoca o leitor com a história do homem, que relembra ou perfaz o seu passado de menino. Há um oceano de incertezas que nos faz mergulhar e refletir sobre o que há em nossa memória e como encaramos, quando crianças, aquele lado mais dolorido e sofrido da vida. É uma bela história, bem contada, bem construída e de uma fantasia fabulosa. Metaforicamente dá para aplicar a narrativa de diversas maneiras. Tenha sido de maneira proposital ou não, e isso não diminui o autor, a interpretação da fábula pode ter sentidos diferentes dependendo da perspectiva do leitor.

Gaiman escreveu um ótimo livro.
 


Ficha Técnica

Título: O Oceano no Fim do Caminho

Escritor: Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

ISBN: 978-85-8057-368-8

Edição: 1ª

Número de Páginas: 208

Ano: 2013

Assunto: Ficção inglesa

2 comentários:

  1. Olá!
    Tenho muita vontade de ler esse livro... será o meu primeiro desse autor.
    Estou seguindo o blog e as redes sociais.
    Venha conhecer meu cantinho também.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita. Estou seguindo seu blog. Beijo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages