Nas Minhas Palavras - Dalai Lama - Tomo Literário

Nas Minhas Palavras - Dalai Lama

Compartilhe
O livro “Nas Minhas Palavras”, de Dalai Lama é uma introdução à filosofia do mestre budista. Publicado pelo selo Fontanar da Objetiva em 2010, tem 166 páginas e nos apresenta nas palavras do próprio Dalai Lama definições e explicações sobre elementos do budismo.

Assim sendo, são tratados assuntos que vão da felicidade, passando pela definição de budismo, além de falar sobre os ensinamentos, a lei do carma, meditação, responsabilidade, sentido da vida e da morte, entre outras abordagens.

Interessante notar que a leitura, independente da religião do leitor, é cheia de palavras positivas e de ensinamentos que perpassam a questão religiosa. A maneira como os assuntos são tratados e revelados ao leitor, ainda que não seja de extrema profundidade, visto ser uma introdução, certamente nos faz refletir sobre a maneira com que agimos. Ação é fundamental, além dos ensinamentos.

Havia lido esse livro há bastante tempo e resolvi reler quando me deparei com ele na estante. A simplicidade e a clareza com que Dalai Lama expõe essas questões complexas e elementares do budismo, elucida muito a nós, leigos, o assunto e essa filosofia milenar.

Quando nos deparamos com mensagens positivas acerca da vida e que nos leva a refletir sobre como podemos conduzir as coisas de maneira mais engrandecedora, acredito que já valha demais. Em tempos conturbados que vivemos, uma palavra de alento e um gesto de compaixão é sempre esperado, e deveria ser natural.

Com palavras bem colocadas, exemplos simples e uma forma próxima de falar, Dalai Lama dá uma boa introdução sobre budismo.

“Uma coisa que nos preocupa a todos é como viver e morrer me paz. A morte é uma forma de sofrimento; é uma experiência que preferiríamos evitar, mas é algo que inevitavelmente ocorrerá a cada um de nós. Todavia, é possível adotar um curso de ação para enfrentar o desagradável acontecimento sem medo. Um dos fatores principais que ajudarão a nos manter calmos e confiantes no momento da morte é a maneira como vivemos nossa vida. Quando mais sentido tivermos dado às nossas vidas, menos iremos lamentar no instante da morte. As sensações e os sentimentos na hora da morte dependerão da maneira como tivermos vivido.”

O trecho acima é só um exemplo de como a reflexão está presente no livro. É uma boa leitura.

Ficha Técnica
Título: Nas Minhas Palavras
Escritor: Dalai Lama
Editora: Fontanar
ISBN: 978-85-7302-999-4
Edição: 1ª
Número de Páginas: 166
Ano: 2010
Assunto: Budismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages