Quem Mexeu no Meu Queijo? - Spencer Johnson - Tomo Literário

Quem Mexeu no Meu Queijo? - Spencer Johnson

Compartilhe
“Quem Mexeu no Meu Queijo?”, de Spencer Johnson, publicado pela Editora Record em 2010 (61ª edição, 108 páginas), fala sobre mudanças. No livro quatro personagens estão num labirinto a procura de um queijo.

O queijo é utilizado metaforicamente, representando tudo aquilo que buscamos na vida: ascensão profissional, aquisição de um bem, um novo emprego, formação de uma família, dinheiro ou quaisquer outras coisas que almejamos. O labirinto, por sua vez, representa o local no qual dispendemos nosso tempo em busca do queijo. Pode ser, portanto, a empresa em que trabalha, um escritório, sua casa, uma universidade ou outro local qualquer.

Cada personagem tem sua maneira de lidar com a busca do queijo, assim como na vida cada um de nós tem o seu modo de lidar com a incessante busca. Dois dos personagens são seres como os humanos e os outros dois são ratos.

O tema central do livro e toda a sua abordagem trata de mudança. Como encaramos a mudança em relação aquilo que nos aflige ou que não nos faz mais feliz? Nosso queijo é eterno? Como devemos tratar o nosso queijo no dia-a-dia? O que podemos fazer no labirinto em busca do queijo?

Para lidar com mudanças que ocorrem no campo profissional e pessoal a leitura de “Quem Mexeu no Meu Queijo?” é, sem dúvida, recomendada. É um texto curto, de leitura rápida, mas com grandes lições.

O livro é bastante utilizado em organizações para discutir o tema de mudança e, também utilizado por administradores (formados ou em formação), mas serve para todas as pessoas. É inspirador, motivador e instrutivo. O livro se divide em três partes: a primeira é uma reunião em que a mudança começa a ser abordada, a segunda é sobre queijo propriamente dito e a terceira um debate sobre a história.

“Quem Mexeu no Meu Queijo?” é sucesso de venda e de crítica. Leitura para ter e revisitar.

Ficha Técnica
Título: Quem Mexeu no Meu Queijo?
Escritor: Spencer Johnson
Editora: Record
ISBN: 978-85-01-05402-9
Edição: 61ª
Número de Páginas: 108
Ano: 2010
Assunto: Motivação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages