A Arte de Argumentar Gerenciando Razão e Emoção - Antônio Suárez Abreu - Tomo Literário

A Arte de Argumentar Gerenciando Razão e Emoção - Antônio Suárez Abreu

Compartilhe
Após explanar sobre os aspectos racionais e emocionais envolvidos no ato da argumentação, Antônio Suárez Abreu define que “argumentar é, pois, em última análise, a arte de, gerenciando informação, convencer o outro de alguma coisa no plano das ideias e de, gerenciando relação, persuadi-lo, no plano das emoções, a fazer alguma coisa que nós desejamos que ele faça.”

Claramente, nos dias atuais, é cada vez mais necessário a aproximação entre os seres humanos, em diferentes ambientes e por diferentes aspectos. No trabalho, no seio familiar, durante o fechamento de um negócio, na construção de uma relação contratual, no ciclo de amigos ou desconhecidos, precisamos expor pensamentos, ideias e fazermo-nos compreendidos pelos interlocutores.

O argumento é, sem dúvida, o meio pelo qual podemos tornar clara a informação dada, permitindo, se bem montado, convencer o outro e persuadi-lo.

O autor Antônio Suárez Abreu demonstra a estruturação dos argumentos no livro “A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção”, publicado pela Ateliê Editorial em 2002 (5ª edição, 136 páginas).

A nossa capacidade de relacionamento pode ser aumentada. Precisamos ouvir as pessoas e demonstrar o nosso ponto de vista. No livro será lido sobre os tipos de argumento, a definição, as técnicas argumentativas que podem ser empregadas, as figuras de linguagem utilizadas para fortalecer e dar ênfase a determinado argumento.

Foi um livro bastante útil quando o li pela primeira vez. E, hoje, ao reler, continua com grande utilidade. Se o objetivo do autor era possibilitar o leitor a ampliar seus horizontes (profissionais e pessoais), e permitir que haja ainda a ampliação das relações interpessoais, o objetivo foi alcançado.

“(...) com tempo e prática (...) ficará surpreendido com a facilidade com que será capaz de argumentar, ‘desenhando e pintando com as palavras’.”

É uma leitura que deve ser recomendada a todos aqueles que tem o desejo conhecer mais e também a quem lida com o público todos os dias, como advogados, professores, administradores, vendedores, entre outros.

Ficha Técnica
Título: A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção
Escritor: Antônio Suárez Abreu
Editora: Ateliê Editorial
ISBN: 978-85-85851-81-3
Edição: 5ª
Número de Páginas: 136
Ano: 2002
Assunto: Argumentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages