Pensar Bem Nos Faz Bem! - Mario Sergio Cortella - Tomo Literário

Pensar Bem Nos Faz Bem! - Mario Sergio Cortella

Compartilhe
Os livros “Pensar Bem Nos Faz Bem! – Volume 1 e Volume 2”, publicados pela Editora Vozes em 2014, em sua 4ª e 3ª edição respectivamente, reúnem textos compilados a partir de comentários feitos por Mario Sergio Cortella em coluna na Academia CBN. Assim como a coluna que é apresentada no cotidiano, os textos nos livros não foram categorizados.

Os textos contém o tom filosófico, vez que Cortella é um grande filósofo brasileiro, e nos aponta para reflexões que variam da própria Filosofia a religião, de ciência a educação e passa ainda por outros temas que circunstanciam a nossa vida: literatura, conhecimento, autoconhecimento, pensamento crítico, civilidade, entre outros.

Os comentários de Cortella possibilitam ao leitor uma reflexão sobre si próprio ou sobre as circunstâncias da vida ou, no mínimo, se tornam uma provocação sobre o assunto abordado. Cada texto toma uma página do livro, se apresentando como uma pílula de conhecimento e sabedoria.

Como temos dois volumes, e são livros curtos (142 páginas o volume 1 e 141 páginas o volume dois), os li num final de semana e resolvi fazer a resenha de maneira unificada. São livros independentes, mas montados sobre a mesma ótica.

Os volumes e mesmo as páginas em cada um dos livros não precisam ser lidas na sequência, embora eu tenha feito assim. Há várias citações de grandes autores compondo e clarificando o entendimento do texto, além de muita definição e esclarecimentos sobre termos e/ou fatos.

Já conhecia o trabalho de Cortella, por meio de uma leitura que tive de fazer na faculdade, e me encantei pela maneira como ele expõe as ideias e pela proximidade que é capaz de criar com o leitor.  É um livro de fácil compreensão e de textos simples. Nada daqueles termos redundantes que saem do nada e levam a lugar nenhum para parece que apresenta filosofia. “Pensar Bem Nos Faz Bem!” tem a essência do autor e do título. Os dois volumes viraram livros de consultas para reflexão.

Ficha Técnica
Título: Pensar Bem Nos Faz Bem (Volume 1 e 2)
Escritor: Mario Sergio Cortella
Editora: Vozes
ISBN: 978-85-326-2655-2
Edição: 4ª (volume 1) e 3ª (volume 2)
Número de Páginas: 142 e 141
Ano: 2014
Assunto: Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages