Ua:Brari Do Outro Lado do Mundo - Marcelo Rubens Paiva - Tomo Literário

Ua:Brari Do Outro Lado do Mundo - Marcelo Rubens Paiva

Compartilhe
Fred, um jornalista, tem envolvimento com Bia. Esta, por sua vez, está para se casar com Júlio e eles se casam. É nessa data que Fred se reaproxima de Bia. O clima de tensão, sexo e paixão entre a mulher casada e o jornalista paira no ar.

Num dado momento da história, Fred se vê com Júlio, ao cobrir como jornalista um plano para resgatar o irmão dele, Zaldo. Para isso fazem uma viagem para a Amazônia. Zaldo teria desaparecido ao adentrar a floresta e tornou-se um líder religioso. O homem é chamado de Ua:Brari (que dá título ao livro) e que na língua dos índios significa “aquele que conhecia o caminho para o outro lado do mundo.”

“_Os macuxi tem um mito. Ua:Brari era um rapaz que só pescava peixe miúdo. Apareceu um tatu-bola que sabia o caminho pra debaixo da terra, onde tinha muito peixe. Eles iam todos os verões e voltavam com peixe para todos, até o dia em que os dois amigos morreram e ninguém sabia o caminho. Talvez Zaldo seja amigo de um tatu-bola, que saiba o caminho pro outro lado da Terra.”

A história traz política, ecologia, amor, sexo, traição, jornalismo, intriga e outros elementos. Publicado pela Editora Objetiva em 2011, o livro de Marcelo Rubens Paiva tem 255 páginas. O autor tem uma narrativa de diálogos rápidos, de frases curtas. Por vezes apresenta um texto similar a cena de cinema, incluindo expressões como “corta”. Um elemento lingüístico para dar efeito.

Na primeira parte do livro o texto parece perder-se com algumas lacunas e repetições, como se fossem o pensamento do personagem e um complemento sobre outro ponto de vista. Cheguei a imaginar, em certos trechos, que o texto havia escapado ao autor, como se ele tivesse deixado um espaço de tempo para escrever a história e, ao voltar a escreve-la, houvesse lançado o texto como lhe veio. Mais pro meio da história, o livro melhora, porque as questões (políticas, ecológicas, de religiosidade, de traição e intrigas) começam a aparecer de maneira mais uniforme.

Fred, o personagem central, acaba por saber de tudo que se passa e acaba envolvido numa trama interessante.

Ficha Técnica
Título: Ua:Brari Do Outro Lado do Mundo
Escritor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Objetiva
ISBN: 978-85-390-0182-8
Edição: 1ª
Número de Páginas: 255
Ano: 2011
Assunto: Romance brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages