Quem é você, Alasca? - John Green - Tomo Literário
“Vou em busca de um Grande Talvez.” (François Rebelais)

Estas teriam sido as últimas palavras de Rebelais. É baseado nessa frase que, Miles Halter, parte em busca do seu próprio “Grande Talvez”. O rapaz ingressa na Escola Culver Creek, no Alabama. A frase não é inspiradora para Miles por acaso, afinal ele gosta de decorar as últimas palavras que as pessoas disseram antes de morrer. E de certa forma, estas lhe serviram como um impulso para sua ação, após a reflexão.

No internato ele conhece Chip Martin (que utiliza o codinome de Coronel) e se torna seu grande amigo. Conhece ainda Alasca Young. A jovem desperta em Miles desejo e fascínio. Louca, despojada, engraçada, sexy, transgressora, indomável e inteligente ela envolve Miles (que ganha o codinome de Bujão, dado por Chip).

O livro de John Green, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2014, foi vencedor do Print Award, da American Library Association. No Brasil, foi lançado com algumas capas diferentes. Essa obra de Green prende a atenção desde o início. O autor mostra no seu texto porque conseguiu angariar e manter uma grande legião de fãs por todo o mundo. Milhares de leitores se encantam por suas histórias.

Alasca mexe com os sentimentos de Miles, numa ambigüidade que resulta numa entrega e admiração por ela.“Não sabia se deveria confiar na Alasca e não agüentava mais o seu comportamento imprevisível, fria em um dia, carinhosa em outro; irresistivelmente sedutora em um momento, teimosa e obstinada em outro.” O trecho citado revela a ambiguidade que há na personagem. Seria ela a antagonista? Ou uma protagonista dotada das excentricidades humanas e que não escondia seu lado mais “indesejado”?

A narrativa de Green é atrativa e a trama apresenta personagens bem construídos que carregam em suas histórias os seus dilemas pessoais. Dilemas da juventude como a descoberta do amor, do sexo, da transgressão, da afirmação.

“_ O melhor dia da minha vida foi hoje.”

Embora seja o primeiro livro de Green é bem elaborado, tem um enredo bem explorado em todas as nuances apresentadas. E o fator surpresa que divide a história em antes/depois, traz elementos de descoberta que ajudam a prender a atenção do leitor. A inquietação existente em Miles e o fascínio que Alasca exerce sobre as pessoas a sua volta dão um toque especial na trama. É uma paixão contida, que vira uma grande amizade, uma paixão que vira um amor fraternal.

Como havia lido outros três títulos de Green, não poderia deixar de ler o seu primeiro texto. Leitura altamente recomendada!
 
Capas brasileiras
Ficha Técnica
Título: Quem é você, Alasca?
Escritor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-599-6
Edição: 1ª
Número de Páginas: 272
Ano: 2014
Assunto: Ficção americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages