O Ruído das Coisas ao Cair - Juan Gabriel Vásquez - Tomo Literário

O Ruído das Coisas ao Cair - Juan Gabriel Vásquez

Compartilhe
“E ardiam desabando os muros de meu sonho, tal qual como desaba gritando uma cidade.” (Aurelio Arturo, Ciudade de Sueño). Esta citação está no início do livro e de certo modo representa a história que Antonio vive.

A morte de um homem e outros fatores que circunstanciavam a sua vida estão no centro das atenções do livro. Ricardo Laverde vive na Colômbia, país que tem um poder paralelo, o narcotráfico. O autor, colombiano, cita inclusive Pablo Escobar em algumas passagens do livro e da vida do próprio personagem. Escobar foi possivelmente um dos mais conhecidos líderes do narcotráfico no mundo.

Juan Gabriel Vásquez é, além de escritor, tradutor e jornalista. “O Ruído das Coisas ao Cair”, foi publicado pelo selo Alfaguara da Objetiva em 2013 (247 páginas).

A vida do personagem Antonio Yammara, um professor, muda justamente quando se cruza com o homem que virá a morrer, Ricardo Laverde. A morte desse homem no início de 1996 em Bogotá, ex-presidiário e envolvido com o tráfico internacional de drogas, muda a história do professor.

“(...) Amaldiçoei Ricardo Laverde, amaldiçoei o momento em que nos conhecemos e nem por um instante me passou pela mente que Laverde não era o responsável direto pela minha desgraça.”

Antonio resolve investigar o crime. Parte atrás de coletar informações que possam levar a explicação da morte de Laverde, mas também encontra-se com sua própria história, seu passado, sua esperança de futuro. De alguma forma todas as pessoas envolvidas na história se vêem transformadas, seja lá por qual seja o motivo.

O cenário criminoso de uma Colômbia recente está como pano de fundo da história do livro, contendo violência, drogas, crimes. No entanto, não trata-se de um livro para maldizer, explicar ou ser conivente com o universo. É uma ficção que se usa da realidade para expor suas mazelas e as conseqüências.

Ficha Técnica
Título: O Ruído das Coisas ao Cair
Escritor: Juan Gabriel Vásquez
Editora: Alfaguara (Objetiva)
ISBN: 978-85-7962-191-8
Edição: 1ª
Ano: 2013
Número de Páginas: 247
Assunto: Romance colombiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages