O Ruído das Coisas ao Cair - Juan Gabriel Vásquez

“E ardiam desabando os muros de meu sonho, tal qual como desaba gritando uma cidade.” (Aurelio Arturo, Ciudade de Sueño). Esta citação está no início do livro e de certo modo representa a história que Antonio vive.

A morte de um homem e outros fatores que circunstanciavam a sua vida estão no centro das atenções do livro. Ricardo Laverde vive na Colômbia, país que tem um poder paralelo, o narcotráfico. O autor, colombiano, cita inclusive Pablo Escobar em algumas passagens do livro e da vida do próprio personagem. Escobar foi possivelmente um dos mais conhecidos líderes do narcotráfico no mundo.

Juan Gabriel Vásquez é, além de escritor, tradutor e jornalista. “O Ruído das Coisas ao Cair”, foi publicado pelo selo Alfaguara da Objetiva em 2013 (247 páginas).

A vida do personagem Antonio Yammara, um professor, muda justamente quando se cruza com o homem que virá a morrer, Ricardo Laverde. A morte desse homem no início de 1996 em Bogotá, ex-presidiário e envolvido com o tráfico internacional de drogas, muda a história do professor.

“(...) Amaldiçoei Ricardo Laverde, amaldiçoei o momento em que nos conhecemos e nem por um instante me passou pela mente que Laverde não era o responsável direto pela minha desgraça.”

Antonio resolve investigar o crime. Parte atrás de coletar informações que possam levar a explicação da morte de Laverde, mas também encontra-se com sua própria história, seu passado, sua esperança de futuro. De alguma forma todas as pessoas envolvidas na história se vêem transformadas, seja lá por qual seja o motivo.

O cenário criminoso de uma Colômbia recente está como pano de fundo da história do livro, contendo violência, drogas, crimes. No entanto, não trata-se de um livro para maldizer, explicar ou ser conivente com o universo. É uma ficção que se usa da realidade para expor suas mazelas e as conseqüências.

Ficha Técnica
Título: O Ruído das Coisas ao Cair
Escritor: Juan Gabriel Vásquez
Editora: Alfaguara (Objetiva)
ISBN: 978-85-7962-191-8
Edição: 1ª
Ano: 2013
Número de Páginas: 247
Assunto: Romance colombiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.