Mentes Consumistas - Ana Beatriz Barbosa Silva - Tomo Literário

Mentes Consumistas - Ana Beatriz Barbosa Silva

Compartilhe
Depois de ter lido “Mentes Perigosas – o psicopata mora ao lado”, fiquei curioso em ler os outros livros da médica e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva. Comecei a jornada pelo outro que me pareceu interessante: “Mentes Consumistas – do consumismo à compulsão por compras”.

O livro lançado pelo selo Principium da Editora Globo em 2014 (200 páginas) trata da linha tênue e por vezes imperceptível que leva a pessoa do consumismo necessário a suprir suas necessidades básicas ou transtorno que toma o indivíduo e o faz adoecer.

As pessoas que tem compulsão por compras sofre de modo semelhante ao de um dependente químico. Não trata-se apenas de uma questão de esbanjamento ou de ostentação nessa era consumista em que vivemos. É uma doença.

Na sociedade moderna com estímulos a ter, comprar, possuir, se sobrepondo ao ser, desperta o aumento progressivo de pessoas com tal diagnósticos.

“(...) existem milhares de pessoas que acreditam, verdadeiramente, que o ter vale muito mais que o ser, e ouso afirmar que esta talvez seja uma das maiores tragédias da história coletiva da humanidade.”

A maneira como Ana Beatriz fala sobre o assunto aproxima o leitor e possibilita compreender a mente de quem sofre por compulsão por compras. No livros vemos uma grande reflexão sobre o poder da mídia, a influência da sociedade, a imposição do materialismo e o valor dado ao dinheiro.

Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo é de 3% o  percentual da população brasileira diagnosticada como compulsiva por compras.

Os shoppings centers talvez sejam a maior representação do consumismo brasileiro, expondo no mesmo local nossos desejos de beleza, diversão, segurança, consumismo, identidade e lazer.” Os consumidores, de modo geral, são afetados pelo marketing feito sobre os produtos e serviços. E quem não consome, parece não fazer parte dos grupos sociais.

Atentar-se aos sintomas que revelam a compulsão é imprescindível para um tratamento precoce que evite os efeitos devastadores do transtorno. Pessoas acometidas pela compulsividade em comprar normalmente veem sua vida afetiva, familiar, relações de trabalho, vida financeira, estudos ruir. Há dependência, angústia, sofrimento, conflitos, que não são nada saudáveis e acabam por envolver não somente o compulsivo, mas todos que estão a sua volta, que fazem parte dos seus círculos sociais.

O livro dá dicas para o diagnóstico, para o tratamento e para, sobretudo, conhecer o panorama das mentes consumistas. De uma maneira simples e fluida, o texto da escritora não é recheado de termos técnicos, que afastam o leitor da compreensão do tema. Pelo contrário. Vale a pena. Recomendo.

Ficha Técnica
Título: Mentes Consumistas
Escritor: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Principium
ISBN: 978-85-250-5719-8
Edição: 1ª
Ano: 2014
Número de páginas: 200
Assunto: Compras / Consumidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages