O Nobre Deputado - Ma'rlon Reis - Tomo Literário
A política brasileira vista pelos olhos de um político: O Nobre Deputado. Não trata-se de um político que apontará suas obras sociais, seus projetos de lei, sua governabilidade apenas e tão somente em prol de seus eleitores, mas de um daqueles que pratica e sabe tudo sobre corrupção. Tal político conhece bem os bastidores das eleições e os atos necessário para conquistar o poder através da posse de um cargo público eletivo.

Ma’lon Reis, o autor do livro, é juiz de Direito e foi um dos articuladores da coleta de assinaturas que culminou na Lei da Ficha Limpa. É um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

O político Cândido Peçanha (figura fictícia que conta os meandros da política brasileira), revela de maneira aberta o que muita gente imagina, sabe e até vê, mas não comenta ou fecha os olhos para não se irritar, ou por acreditar que a ignorância é uma defesa. As coisas que são contadas por Peçanha foram ouvidas pelo escritor em depoimentos reais, para os quais foi necessário ao autor garantir aos depoentes o mais absoluto anonimato. E é na voz de Peçanha - O Nobre Deputado - que as informações reais são disparadas ao leitor.

“Sou deputado e represento o povo do meu Estado. Não sou funcionário do povo, não. Essa é uma visão distorcida da política, disseminada – eu admigo – por nós mesmos para bajular a gente que pensa que nos elegeu.” Conta o deputado em uma das passagens.

O livro “O nobre deputado”,  publicado pela Editora Leya em 2014, fala em suas 120 páginas sobre compra de emendas, participação de empreiteiras em esquemas de corrupção, compra de votos, licitações fraudulentas e toda sorte de desmandos que os políticos praticam para seu próprio bem e para angariar bens e vantagens, à custa do dinheiro público, em detrimento de seus eleitores e do povo.

“A política é movida a dinheiro e poder. Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. É disso que se trata as eleições: o poder arrecada o dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder.”

Por trás da conquistas de cargos políticos há muita engenhosidade. Ardilosa, manipuladora, opressora, corrupta, ilegal ou beirando a ilegalidade, imoral, anti-ética, mas engenhosa. O dinheiro fica no cerne desse complexo processo da política na busca pelo poder. Com dinheiro votos são comprados, pessoas influenciadas, alianças são feitas e desfeitas.

Certamente tudo ou quase tudo que Cândido Peçanha revela no livro, foi dito e criticado por analistas políticos, jornalistas que desmantelaram esquemas de corrupção, em depoimentos de descoberta de desvios de dinheiro público, por acusações ditas “infundadas” de adversários que ora se colocam na oposição, ora no poder, por guardiões da lei que prezam pela ética, por cidadãos politizados que discutem em mesas de bares ou em rodas na família. Peçanha escancara o que, de certo modo, imaginamos.

O livro choca, revolta, conscientiza, provoca, alerta. Cabe ao leitor eleitor agir de maneira consciente no exercício do seu poder/dever político.


Ficha Técnica
Título: O Nobre Deputado - Relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira
Escritor: Ma’rlon Reis
Editora: Leya
ISBN: 978-85-441-0045-5
Edição: 1ª
Ano: 2014
Número de Páginas: 120
Assunto: Política e governo

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde.
    Também tenho um blog literário, novo, porém, poderia me seguir? Posto lá as frases legais que acho nos livros e as resenhas.
    Agradecida desde já.
    http://frasesnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sabrina. Vou seguir seu blog. Siga o Tomo Literário também.
      Obrigado pela visita e seja bem-vinda.
      Abraços

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages