A Estratégia do Olho de Tigre – Renato Grinberg

Um conjunto de qualidades que fazem um profissional se destacar, atitudes que farão alcançar o sucesso na carreira e nos negócios, é isso que podemos chamar de “A Estratégia do Olho de Tigre”.

O livro aborda temas como auto-conhecimento, determinação, planejamento, resiliência, oportunidades, criatividade, solução de problemas e rede de relacionamento.

Vivemos num mundo bastante competitivo, dentro e fora do ambiente de trabalho. Na vida profissional, no ambiente corporativo, é preciso lutar para conquistar espaço, se destacar e, sobretudo para crescer na carreira. Para isso, o indivíduo deve servir-se de atitudes e estratégias que possibilitem a almejada ascensão.

Em sua 11ª edição, o livro do especialista em gestão de empresas, liderança, motivação e desenvolvimento profissional, Renato Grinberg, figurou na lista dos mais vendidos da revista Você S/A por mais de um ano. O que afirma que a busca pelo crescimento profissional e por informações sobre receitas ou mecanismos que auxiliem no alcance da ascensão da carreira é bastante procurado.

Publicado pela  Editora Gente em 2011, encontramos em suas 175 páginas dicas que não são novidade. Quem leu algum livro sobre gestão, liderança ou desenvolvimento profissional, certamente se deparou com as questões abordadas em “A Estratégia do Olho de Tigre”. Vai desde a sugestão de montar uma Matriz Swot para avaliar suas fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças, até a dica de manter sua rede de contatos bem alicerçada, construída com bons contatos que lhe possam render uma indicação no momento oportuno.

De qualquer forma, apesar de não apresentar fórmulas mágicas (que não existem) o mérito do livro não está de todo sucumbido. Revisitar as dicas auxilia o profissional, independente do nível hierárquico que ocupe, a refletir sobre suas atitudes em relação à sua carreira. Qualquer fator que leve o profissional a sua auto-avaliação creio ser válido. Além disso, é preciso que haja atitude. Boas dicas para isso estão no livro.

“Se uma empresa não tem uma vantagem competitiva, não deve nem competir.” Essa frase é de Jack Welch. O autor do livro completa que “isso se aplica também aos profissionais. Por isso, invista tempo para conhecer profundamente suas habilidades e limitações a fim de entender qual é a sua verdadeira vantagem competitiva.”

Fato é que não dá para ficar de braços cruzados, esperando que aquela tão sonhada promoção, ou aquela vaga fabulosa chegue até você. É preciso ser “um caçador” como diz o autor do livro. No ambiente corporativo não há espaço para quem não busca e constrói sua carreira. Planejar a trajetória e se safar dos obstáculos e armadilhas que nos distanciam de nossas metas é fundamental.

Ficha Técnica
Título: A Estratégia do Olho de Tigre
Escritor: Renato Grinberg
Editora: Gente
ISBN: 978-85-7312-759-1
Edição: 11ª
Ano: 2011
Número de Páginas: 175
Assunto: Carreira profissional / Desenvolvimento / Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.