98 Tiros de Audiência - Aguinaldo Silva - Tomo Literário

98 Tiros de Audiência - Aguinaldo Silva

Compartilhe
Aguinaldo Silva, consagrado autor de novelas, é o escritor de “98 Tiros de Audiência”. No romance brasileiro, publicado em 2006 pela Geração Editorial, Aguinaldo escreve sobre coisas que domina: televisão, novela e tema policial. Esses três tópicos são o pilar da história.

O livro conta sobre a morte de uma idolatrada estrela das telenovelas, Aurora Constanti. Mulher de ego inflado, ávida pela fama, ela é adorada pelo grande público e por seu “peniqueiro” (um puxa-saco que a acompanha), mas odiada por seus colegas de elenco e pelo autor da novela em que atua.

Os personagens do livro são típicos de novela: o acompanhante engraçado e puxa-saco, a grande estrela, uma jornalista sem ética, um arrogante diretor, um megalomaníaco escritor, um senador que sua seu poder para coisas nada nobres e outras tantas personas  com características carregadas.

A narrativa de Aguinaldo Silva ganha voz pelos personagens, por notícias divulgadas num blog, pelos diálogos e pela narração propriamente dita. No recurso em que os personagens contam suas passagens é possível verificar suas características psico-sociais pelo modo como eles narram e descrevem sua história.

Um pouco do que imaginamos existir nos bastidores de uma grande produção da televisão está presente no enredo: intriga, inveja, amor, paixão, fofocas e brigas de ego. A morte de Aurora, a estrela da novela das oito, faz com que a audiência da novela caia e, logicamente, ninguém quer ser dono do fracasso. Muitas pessoas teriam motivos particulares para não gostar de Aurora e, talvez alguns deles tivessem motivos para querer eliminá-la. Um deles levou sua desavença com a atriz às últimas consequências.

O escritor usa de sarcasmo por meio dos personagens, com certa dose de dramaticidade e comédia, muitas vezes margeando o caricaturismo para tornar interessante o personagem. Certamente os traços das novelas de Aguinaldo estão presentes no livro, basta verificar algumas nuances e estilo dos personagens da novela “Império” que está no ar na Rede Globo, “Senhora do Destino”, novela que estava no ar na ocasião da publicação do livro ou outras obras do autor.

Leitura divertida, que faz rir e provoca o leitor a pensar nos atos humanos, como uma boa novela. Será que existe alguém assim?

Ficha Técnica
Título: 98 Tiros de Audiência
Escritor: Aguinaldo Silva
Editora: Geração Editorial
ISBN: 85-6030-206-9
Edição: 1ª
Ano: 2006
Número de Páginas: 296
Assunto: Romance Brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages