Varsóvia 1920 - A derrota de Lenin - Adam Zamoyski - Tomo Literário

Varsóvia 1920 - A derrota de Lenin - Adam Zamoyski

Compartilhe
Uma parte da história muitas vezes esquecida ou até mesmo desconhecida de grande parte do público. Em agosto de 1920 acontecimentos ocorridos em Varsóvia (Polônia), influenciaram a política daquela década e da década posterior, o rumo da Segunda Guerra Mundial e outros fatores em toda a Europa. Entre a Rússia e a Alemanha, estava a Polônia, país ainda enfraquecido economicamente e, portanto, vulnerável, porém esse país foi capaz de surpreender o país inimigo com o “milagre da Vístula”.

O livro de Adam Zamoyski, publicado em 2013 pela Editora Record, conta sobre tal episódio em suas 206 páginas. Como relata o autor, o que o livro “pode aspirar é fornecer um esboço do ocorrido...”. Deduz-se, portanto, que não é objetivo do livro esgotar o assunto.

Através da pesquisa realizada pelo autor são apresentados os posicionamentos adotados pelas frentes envolvidas nos acontecimentos, os líderes de cada uma, as estratégias de guerra praticadas e a posição política de cada opositor, bem como de seus aliados. Mapas e fotos da batalha complementam o conteúdo do livro.

“(...) Dez dias de combate renderam 50 mil prisioneiros (66 mil, segundo fontes russas), 231 canhões e 1023 metralhadoras. O Exército Vermelho teve mais uns 25 mil mortos e pelo menos 30 mil (talvez tantos quanto 80 mil) integrantes internados na Prússia Oriental, junto com suas armas e equipamentos.”

A paz entre Rússia e Polônia foi selada em março de 1921. Os acontecimentos dos anos anteriores (1919-1920) deram a imagem de que a Rússia seria um poder imperialista e uma ameaça aos países vizinhos. Mussolini,  Franco, Salazar e até Hitler, além de outros líderes com visão ditatorial foram beneficiados com os acontecimentos da guerra.

“E ainda que a vitória polonesa fosse logo anulada pelo que aconteceu depois de 1939, duas décadas de afastamento do comunismo trazido por ela à Europa Central Oriental deram a essa parte do continente seu primeiro gosto de algum tipo de existência democrática e civilizada”.

Essa breve experiência democrática permitiu aos povos da região que se estende da Estônia até os Balcãs a desenvolver políticas com bases democráticas que lhes ajudaram a enfrentar o fascismo e o comunismo.

Varsóvia 1920 – a derrota de Lenin, embora seja um livro com informações que não discutimos comumente nas salas de aula e, por tratar de um momento histórico até desconhecido, ajuda-nos a compreender o contexto vivido por aqueles países. Auxilia-nos ainda a compreender as estratégias que tais nações adotaram, os reflexos que sentiram na Segunda Guerra Mundial e o legado que ficou para os países que participaram diretamente.

Uma boa leitura, sobretudo para quem gosta de conhecer mais sobre períodos de guerra e se delicia com o conhecimento sobre fatos reais.


Ficha Técnica
Título: Varsória 1920 – a derrota de Lenin
Escritor: Adam Zamoyski
Editora: Record
ISBN: 978-85-01-08295-47
Edição: 1ª
Número de Páginas: 206
Ano: 2013
Assunto: Varsóvia (Polônia) / História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages